REESCULTURADO

Novas esculturas de piso para prolongar a vida dos seus pneus.

O que é o reesculturado?

O reesculturado envolve a remoção da camada de borracha existente para restaurar a profundidade da escultura de piso.

Todos os pneus MICHELIN possíveis de reesculturar estão marcados como "REGROOVABLE" na parede lateral do pneu.

A técnica é recomendada pela ETRTO*. Logo a partir da etapa de conceção, a Michelin fornece uma espessura suficiente de borracha para permitir um reesculturado sem afetar negativamente a robustez do pneu.

PT Edito regrooving-michelin Help and Advice

PT Edito regrooving-michelin Help and Advice

POR QUE REESCULTURAR?

 

1. Vida útil mais longa

O reesculturado prolonga a vida potencial dos pneus novos Michelin e Michelin Remix® restaurando a profundidade do piso e proporcionando, em média, um aumento de 25% na quilometragem.

2. Economia na eficiência de combustível

Poupe até 2 litros/100 km*.
O reesculturado feito quando a resistência ao rolamento de um pneu está no seu nível mais baixo também melhora o consumo de combustível. A quilometragem adicional de 25% permitida pela reescultura é criada no período em que o consumo está no nível mais baixo.

3. Aderência extra

Melhore a aderência, aumente a segurança. O reesculturado restaura a profundidade do piso, levando a uma melhor aderência e uma segurança ideal na estrada. Em estradas molhadas, os pneus reesculturados melhoram a aderência transversal e a tração em cerca de 10%, em comparação com pneus não reesculturados gastos sensivelmente na mesma medida**.

4. Redução da sua pegada ecológica

Ao reduzir o consumo de combustível e aumentar as potencialidades de quilometragem, o reesculturado ajuda a proteger o ambiente. Quando reesculturado, a vida útil de um pneu é prolongada durante o período em que consome menos combustível. Ajuda-o, portanto, a reduzir as suas emissões de CO2 até 1,1 kg/100 km por eixo.
Ao prolongar em 25% a vida útil dos novos pneus MICHELIN e dos pneus recauchutados MICHELIN Remix, poupa o equivalente ao piso de um pneu por cada quatro pneus que tenha reesculturado.
Os pneus reesculturados podem ainda ser recauchutados como pneus MICHELIN Remix. A taxa de aprovação para a recauchutagem MICHELIN Remix é idêntica para pneus MICHELIN reesculturados e não reesculturados: 90%***.

5. Reesculturado na prática

O operador e respetiva empresa podem ser responsabilizados se o reesculturado diferir das recomendações do fabricante (conformidade com a escultura, profundidade, lâmina, etc.).

O reesculturado quando restam 2 a 4 mm de profundidade do piso permite:
• reproduzir a escultura de piso
• ajustar a profundidade do reesculturado de forma a manter sempre uma espessura de piso de, pelo menos, 2 mm entre a parte inferior da escultura de piso e as camadas quando o pneu não tiver um indicador de profundidade.

O reesculturado excessivamente profundo pode:
• causar danos que conduzam à destruição prematura do pneu
• comprometer a aprovação para recauchutagem
• revelar as camadas no fundo da escultura de piso, o que torna o pneu não conforme com a lei

Não realize reesculturado se:
O piso apresenta sinais graves de danos: orifícios, riscos, cortes, decapagem, etc. Neste caso, existe o risco de ferrugem das camadas metálicas: este tipo de danos pode provocar a deterioração rápida do pneu durante o uso, podendo provocar um rebentamento repentino.

Montar pneus reesculturados:
Para evitar tirar os veículos da estrada durante demasiado tempo para o reesculturado, recomendamos que tenha alguns conjuntos de pneus em stock, de forma a que a operação corra o mais rapidamente possível e sem problemas.

6. Esculturas de reesculturado

Para o ajudar no reesculturado, fornecemos-lhe todos as esculturas de reesculturado adequadas a cada gama de pneus, de acordo com as características específicas do seu piso.

Encontrará estas esculturas e mais informações sobre a sua realização (lâminas, profundidades, etc.) na secção de informações técnicas de cada página de pneus reesculturáveis. Também pode transferir o documento de resumo diretamente, clicando mais abaixo.

PT Picto regrooving patterns large Help and Advice

PT Picto regrooving patterns large Help and Advice

PT Picto retreading white paper Help and Advice

PT Picto retreading white paper Help and Advice

LIVRO BRANCO

A competitividade, a segurança e a proteção do ambiente são questões fulcrais para os profissionais da indústria dos transportes. É por isso que dão as boas-vindas a qualquer solução que impulsione o desempenho das suas atividades e os ajude a controlar os custos operacionais.

A este respeito, a gestão dos pneus desempenha um papel essencial. Pode encontrar aqui tudo o que alguma vez quis saber sobre as soluções de extensão de vida para os pneus do seu caminhão: boa leitura, condução segura e longa vida aos seus pneus!

Mais informações:  RECAUCHUTAGEM

O reesculturado não é a única solução que pode prolongar a vida útil dos pneus MICHELIN do seu caminhão. Descubra como a recauchutagem pode dar-lhes novas vidas!

PT Edito picture regrooving retreading visit hamburg Freight transport Help and Advice

PT Edito picture regrooving retreading visit hamburg Freight transport Help and Advice

Rechapage d'un pneu en atelier

AVISOS LEGAIS

* 1,94 litros/100 km testemunhados e certificados de forma independente em junho de 2007, numa unidade equipada com pneus Michelin ENERGY™ reesculturados e uma unidade equipada com pneus MICHELIN ENERGY™ não reesculturados.

** Fonte Michelin interna: teste realizado em betão polido.

*** Estudo Michelin realizado com 1 milhão de pneus disponibilizados para a recauchutagem Michelin Remix em 2008 e 2009. A diferença na taxa de aprovação entre os pneus recauchutados reesculturados e os pneus recauchutados não reesculturados é inferior a 0,2%.

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+