7 mitos e verdades sobre a recapagem
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7 mitos e verdades sobre a recapagem
É hora de mais uma rodada de desmistificação dos mitos sobre os pneus recapados modernos, seguros e confiáveis de hoje.
Esses velhos mitos sobre a recapagem têm como origem informações de décadas atrás, de quando os caminhoneiros atribuíam todos os restos de pneus nas estradas às recapagens.
Além disso, a indústria de recapagem de pneus para caminhões foi impactada por um aumento de importações de custo ultrabaixo que têm 65% menos probabilidade de serem recapadas, são piores para o meio ambiente e aumentam os equívocos sobre recapagens.
Felizmente, esses equívocos estão mudando e a maioria das grandes frotas de caminhões e proprietários-operadores experientes em negócios estão usando pneus recapados. Na verdade, a indústria de caminhões economiza mais de US$ 3 bilhões por ano com a recapagem e as frotas gastam 50% ou menos em recapagens, prolongando a vida útil de seu investimento.
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A VERDADE: As frotas bem-sucedidas que compram pneus premium e adotaram pneus recapados, não acreditam nesse mito.
Recapar um pneu premium duas vezes pode render 500% mais quilômetros por pneu do que um pneu novo de custo ultrabaixo. O custo de cada pneu recapado em comparação com um pneu novo premium é geralmente 50% menor.
Embora a introdução de pneus importados de baixo custo dê às frotas menores uma entrada com barreira reduzida no mercado, elas podem ignorar o verdadeiro retorno de investimento (ROI) ao investir em um pneu premium e gerenciar o programa de recapagem que reduz o custo a longo prazo.
O custo de cada pneu recapado em comparação com um pneu novo premium é cerca de 65% menor.
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A VERDADE: Pneus novos e recapados falham na mesma proporção.
De acordo com um estudo da National Highway Traffic Safety Administration, que envolveu a coleta de 38.555 quilogramas de sucata de pneus comerciais e 300 carcaças de pneus de rodovias, os pneus falham porque atingem outros detritos, não recebem manutenção adequada ou estão com pressão insuficiente ou excessiva.
Os pedaços de borracha vistos na estrada vêm de pneus novos e recapados em proporções iguais ao seu uso nas estradas. Vários estudos federais e estaduais também provaram que a maior parte da borracha nas estradas vem de falhas nos pneus de caminhões acusadas por baixa pressão, sobrecarga e abuso dos pneus.
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A VERDADE: Os pneus recapados são tão seguros que, todos os dias, 80% das aeronaves comerciais pousam com pneus recapados.
As estatísticas compiladas pelo Departamento de Transporte dos EUA mostram que quase todos os pneus envolvidos em acidentes relacionados a pneus estavam com pouca pressão ou carecas. Pneus com manutenção adequada, sejam novos ou recapados, não causam acidentes.
Veículos de emergência e ônibus escolares, que transportam as cargas mais preciosas do mundo, operam com segurança com pneus recapados. Eles são usados com a mesma confiabilidade e desempenho que os pneus novos em veículos de emergência, frotas de caminhões, aeronaves comerciais e operações urgentes, ao mesmo tempo em que reduzem significativamente os custos
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A VERDADE: Se a eficiência de combustível é importante para sua frota, os pneus recapados podem fornecer a solução de que você precisa.
Muitos fabricantes oferecem os mesmos modelos de banda de baixa resistência ao rolamento em seus pneus novos e recapados.
Glenn Stockstill, gerente de categoria de produtos para Pneus Recapados da Michelin, diz que os pneus recapados podem fornecer 80% da quilometragem de seus pneus novos para máxima eficiência de combustível.
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A VERDADE: A manutenção e a inflação inadequadas dos pneus levam à falha, especialmente em temperaturas extremas.
Um dos grandes estudos de recapagem foi realizado no Arizona, onde o calor é um problema. No final do estudo, descobriram que a má manutenção dos pneus, particularmente rodando com pneus com pouca pressão, e pneus com furos devido a perigos na estrada eram as causas mais frequentes de falha em pneus de todos os tipos.
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Se o pneu ainda estiver praticamente intacto, você pode procurar o código DOT recapado marcado na parede lateral próximo ao código DOT do pneu original. Além disso, com uma recapagem, pode haver borracha de contato colada à base da banda de rodagem. Outra indicação é uma costura onde a banda de rodagem está colada ao pneu. Se não houver borracha de contato ou costura, há uma boa chance de não ter sido recapado. Independentemente de ser um pneu recapado ou novo, o motivo provável para a falha do pneu é a manutenção inadequada.
A VERDADE: Com os processos inovadores de recapagem e as opções atuais de pintura personalizada tornam difícil diferenciar os pneus novos dos recapados.
Durante o concurso anual Spot the Retreads no Mid-America Trucking Show de março de 2019 em Louisville, mais de 350 participantes tentaram identificar corretamente os pneus e, como nos anos anteriores, apenas cerca de 25% conseguiram descobrir qual era qual. Mesmo caminhoneiros experientes admitiram que o que achavam que sabiam sobre pneus recapados não era necessariamente verdade.
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A VERDADE: A fabricação de um pneu recapado requer 57 litros a menos de óleo e aproximadamente 45-50 quilogramas a menos de material total do que um pneu novo.
A indústria de recapagem de pneus dos Estados Unidos e Canadá economiza aproximadamente 832,3 milhões de litros de óleo e evita 700 milhões de quilogramas em aterros sanitários anualmente.
PNEUS RECAPADOS:
- MENOS 24% de emissões de CO2
- MENOS 21% de poluição do ar
- MENOS 70% de extração de recursos naturais
- MENOS 29% uso da terra
- MENOS 19% de consumo de água
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A qualidade geral dos pneus recapados para caminhões aumentou dramaticamente nos últimos anos com a introdução de tecnologia avançada, incluindo o uso de computadores na fabricação e testes não destrutivos de pneus. Os pneus recapados representam, historicamente, cerca de 50% do mercado de pneus comerciais de reposição nos Estados Unidos. As frotas sabem que podem confiar nos pneus recapados para oferecer segurança, confiabilidade e desempenho, reduzindo significativamente os custos. Ao optar por recapar um pneu premium usando o processo de um fabricante maior, você pode contar com um pneu recapado que superará um novo de marca inferior e ainda proporcionará uma quilometragem igual ou melhor do que a de um pneu novo importado barato e de marca inferior.
Não deixe que os velhos mitos o impeçam de escolher os pneus recapados como uma adição segura, eficaz, ecológica e econômica ao programa de gestão de pneus da sua frota. Compartilhe esses mitos e verdades com seus motoristas para garantir a segurança e o desempenho das recapagens.
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