What can cause uneven tyre wear?
Pneus agrícolas: o que causa o desgaste irregular dos pneus?
RESUMO:
Como posso verificar o desgaste irregular dos pneus?
Não existem indicadores de desgaste nos pneus agrícolas, mas é possível verificar o desgaste irregular dos pneus. Isso pode ser feito dando um passo para trás e olhando para os pneus de frente. Dessa forma, você poderá verificar se alguma parte dos pneus está sujeita a desgastes mais pronunciados.
Você também pode verificar os níveis de desgaste dos pneus medindo a profundidade entre a parte superior de duas saliências adjacentes em uma borda do pneu e a parte inferior da banda de rodagem com um medidor de profundidade dos sulcos do pneu. Faça o mesmo na outra borda do pneu. Se notar uma diferença de profundidade entre os lados esquerdo e direito da banda de rodagem, o desgaste do pneu está irregular.
how to check for uneven tyre wear
Por que os meus pneus agrícolas não funcionam bem?
Existem vários tipos de desgaste irregular dos pneus. Aqui estão as 4 causas principais, clique em cada uma para descobrir:
1 - Pressão incorreta
O desgaste irregular dos pneus pode ser causado por pressão excessiva ou insuficiente. Certifique-se de encher os pneus com a pressão correta para evitar esses problemas.
Calibragem excessiva
Se o pneu estiver cheio demais, é a parte central da banda de rodagem que provavelmente se desgastará prematuramente, pois o pneu ficará saliente.
Over inflation of farm tyres
Pouco inflado
Se estiver pouco inflado, entretanto, ele cederá e tenderá a se desgastar prematuramente nos ombros.
Under inflation of farm tyres
Gravidade do desgaste
severite usure
2- O efeito na estrada
As estradas não são totalmente planas, mas geralmente um pouco curvas. Se você usa seu trator na estrada, você dirige apenas de um lado se for uma via de mão dupla.
Como resultado, em países onde as pessoas conduzem no lado esquerdo da estrada, o desgaste será mais pronunciado nos pneus esquerdos. Consequentemente, em países onde as pessoas conduzem no lado direito da estrada, o desgaste será mais pronunciado nos pneus direitos.
Uma solução simples é trocar os pneus esquerdo/direito ao notar o início do desgaste lateral.
3- Desalinhamento dos eixos do reboque
Se sua máquina estiver rebocando uma carreta com eixos não alinhados corretamente, isso poderá causar desgaste por deriva nos pneus do trator, tanto dianteiros quanto traseiros.
Se ocorrer desgaste por deriva na metade direita do pneu dianteiro direito, isso afetará também a metade direita do pneu dianteiro esquerdo. Ambos os pneus serão, portanto, desgastados prematuramente do mesmo lado.
Drift wear same side
Gravidade do desgaste
severite usure
4- Um problema de geometria
A geometria diz respeito ao paralelismo e curvatura do seu maquinário agrícola. Qualquer um deles pode estar desajustado. Vamos examinar mais de perto por que isso pode levar a um desgaste irregular.
-
Paralelismo
O eixo dianteiro de um trator é direcional e frequentemente está sujeito a diversas tensões. Por exemplo, ao arar o campo, o pneu no sulco fica sob maior tensão, o que pode fazer com que o eixo dianteiro fique desajustado.
Deve-se salientar também que um desalinhamento não diz necessariamente respeito a tratores antigos. O alinhamento de fábrica pode não ser apropriado para o uso local do veículo. Uma mudança de apenas alguns milímetros pode causar desgaste irregular dos pneus.
Existem dois tipos principais de desalinhamento relacionado ao paralelismo:
Desalinhamento de convergência
Os dois pneus dianteiros estão ligeiramente virados um para o outro, o que tende a desgastar a parte externa da banda de rodagem.
Vistos de cima, eles ficam assim:
TRASEIROS
\—/
DIANTEIROS
Se somarmos a isto o efeito de acostamento que mencionamos anteriormente, o desgaste será ainda mais pronunciado no pneu que roda próximo à beira da estrada.
toe in misalignment
Gravidade do desgaste
severite usure
Desalinhamento convergente
No caso de desalinhamento convergente, os dois pneus dianteiros ficam ligeiramente virados para fora.
Vistos de cima, eles ficam assim:
TRASEIROS
/—\
DIANTEIROS
Como resultado, há um desgaste mais pronunciado na metade interna da banda de rodagem de ambos os pneus.
Toe out misalignment
Gravidade do desgaste
severite usure
-
Cambagem
Cambagem positiva
Cambagem positiva significa que a parte superior dos pneus dianteiros está mais afastada do que a parte inferior. O desgaste dos pneus, neste caso, predominará nas saliências externas.
Vistos de frente, os pneus ficam assim:
PARTE DE CIMA
\—/
PARTE DE BAIXO
Cambagem negativa
A cambagem negativa é exatamente o oposto. As partes dos pneus que tocam o solo estão mais afastadas do que a parte superior. Neste caso, o desgaste dos pneus será mais pronunciado nas saliências internas.
Vistos de frente, os pneus ficam assim:
PARTE DE CIMA
/—\
PARTE DE BAIXO
Outras máquinas agrícolas relacionadas
Deve-se observar que o desgaste dos pneus devido a um desalinhamento mecânico pode afetar outras máquinas agrícolas além dos tratores:
- Em reboques, pode ocorrer desgaste irregular dos pneus relacionado ao paralelismo ou desalinhamento entre eixos.
- Nas colheitadeiras, o desgaste relacionado ao paralelismo ou à cambagem pode afetar os pneus traseiros.
- As colheitadeiras articuladas podem estar sujeitas a desalinhamentos e, portanto, a desgaste irregular dos pneus.
- Os pulverizadores podem apresentar desgaste irregular dos pneus devido ao paralelismo, desalinhamento ou cambagem.
- Em caso de dúvida, aconselhamos contactar um profissional que possa verificar o seu paralelismo e cambagem utilizando ferramentas de medição especializadas.
E se for o momento da substituição dos pneus, conheça as nossas linhas especialmente desenvolvidas para este tipo de uso:
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