Flat tyre: does my tractor have a punctured tyre?

Flat tyre: does my tractor have a punctured tyre?

Pneu furado: o meu trator está com o pneu murcho?

O que poderia ser mais frustrante do que ter um pneu furado durante o trabalho agrícola? Trata-se mesmo de um pneu murcho?
Pode ser reparado? Nossos especialistas Michelin oferecem algumas dicas.

RESUMO:

E se não for um pneu estourado?

Se você foi alertado pelo seu sistema de enchimento remoto ou se acha que tem um pneu furado, ou pelo menos um que está mais vazio do que o normal, o primeiro pensamento que pode vir à mente é que você tem um pneu murcho. Mas a causa pode ser diferente. 

Como saber se é um pneu murcho ou não?

Infle-o!  
Sim, esta é a primeira coisa que recomendamos que você faça, simplesmente porque é a única coisa que lhe permitirá verificar uma destas hipóteses: 

1 - O alerta dado pelo seu sistema de enchimento remoto pode surgir devido a um erro de medição. Variações nas temperaturas externas levam a variações na pressão. E dependendo da tolerância dos sensores, isso pode gerar um alerta de pneu furado, o que pode ou não ser justificado.

2 - Há uma queda de pressão leve e imperceptível, o que é normal se você não ajusta a sua pressão dos pneus há muito tempo. E restaurar a pressão ideal para a sua atividade evitará que você danifique o pneu ao dirigir. 

3 - Você ouve um vazamento de ar contínuo, o que confirma que existe um problema real. 

Neste 3º caso, onde se confirma uma perda de ar anormal, isso pode ser devido a: 

  • um problema de estanqueidade 
  • ou um furo no pneu. 

Um problema de estanqueidade

Se for um problema de impermeabilidade, pode ser devido a uma falha na válvula para pneu. Por exemplo, a tampa da válvula foi perdida ou não é mais hermética, ou o ponto onde a válvula está fixada ao aro está soltando ar. 

Outra possibilidade é que, ao trabalhar na lavoura, a terra tenha escorregado entre a borda do aro e o cordão, revelando um vazamento. 

Uma terceira possibilidade é que a câmara de ar tenha se tornado porosa com o tempo e não seja mais capaz de reter o ar como antes. 

Um pneu murcho

Um pneu murcho pode fazer parte da sua rotina.

Isso pode acontecer por um corte ou perfuração na banda de rodagem ou na parede lateral, ou por uma rachadura no aro. 

A punctured tractor tyre

A punctured tractor tyre

O que você deveria fazer?

Nesta fase, talvez você ainda não saiba se está com um pneu danificado ou com um problema de vedação. Para tentar localizar o vazamento, um truque simples é borrifar água com sabão no pneu, no aro e na válvula.  

Se, por exemplo, você encontrar um vazamento de ar na válvula, apertá-la pode ser suficiente para resolver o problema. 

Em outros casos, é melhor consultar um profissional de pneus agrícolas, que examinará o pneu mais de perto com um olhar especializado e será capaz de avaliar se ele pode ou não ser reparado. 

Aqui estão alguns conselhos sobre como evitar um pneu furado no futuro.

Quando um furo no pneu poderá ser reparado?

Em alguns casos, mesmo que o pneu do seu trator fure, é possível fazer um reparo. Dependendo do tipo de agressão que sofreu, do comprimento e profundidade do corte e da localização, o borracheiro saberá dizer se o seu pneu pode ter uma segunda chance ou não. 

Em outros casos, o reparo será impossível e será necessária a substituição.

Tyre puncture: Repairable damage

Tyre puncture: Repairable damage

Danos reparáveis

Abaixo está uma lista de casos em que um pneu murcho geralmente poderá ser reparado. 

  • Cortes ou agressões aos talões, por ex. detritos de metal presos no pneu.
  • Cortes ou agressões na banda de rodagem.
  • Pequenos furos na parte interna do pneu. 
  • Cortes leves na parede lateral, perpendiculares à circunferência 


Aqui estão algumas fotos de danos reparáveis: 

Repairable damage: tyre tractor example1

Repairable damage: tyre tractor example1

Repairable damage: tyre tractor example2

Repairable damage: tyre tractor example2

Repairable damage: tyre tractor example3

Repairable damage: tyre tractor example3

Tyre puncture: Non-repairable damage

Tyre puncture: Non-repairable damage

Danos não reparáveis

Nos seguintes casos, o furo do pneu não pode ou não deve ser reparado. 

  • Por razões técnicas ou porque a reparação não seria rentável. 
  • Cortes longos e profundos na parte interna do pneu.
  • Danos nas paredes laterais em direção circunferencial. 
  • Danos próximos ao talão.
  • Divisões radiais. 


Aqui estão algumas fotos de danos não reparáveis: 

Non repairable damage example1

Non repairable damage example1

Non repairable damage example2

Non repairable damage example2

Non repairable damage example3

Non repairable damage example3

Como é a reparação de pneu furado?

Neste vídeo, um especialista mostra exemplos concretos de pneus murchos reparáveis/não reparáveis e demonstra o passo a passo para realizar o conserto. 

Is my agricultural tyre repairable? Report

Você precisa consertar um pneu furado? Encontre um profissional perto da sua fazenda.


Você precisa de mais conselhos? Descubra o nosso guia sobre desgaste e pneu furado

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