
How to manage tyre sidewall damage in the field?
Como lidar com danos no flanco de pneus agrícolas no campo?
Ao voltar do campo, você pode encontrar danos nos flancos dos pneus do seu maquinário agrícola. É comum que esses danos sejam causados por componentes do solo. Embora muitas vezes sejam superficiais, em alguns casos podem ser mais graves. Como ocorre esse dano? É possível reparar? Como prevenir? Veja as respostas dos nossos especialistas!
RESUMO:
Os diferentes tipos de danos no flanco do pneu
O solo pode ser mais ou menos agressivo para os pneus, causando desde arranhões leves até danos graves, dependendo das condições.
1 - Danos superficiais nos pneus
Arranhões leves são um tipo de dano superficial no flanco do pneu que geralmente não se agravam e não exigem reparo imediato. Em caso de dúvida, consulte um profissional para verificação.

Superficial tyre sidewall damage on AG tyre
2 - Danos significativos nos pneus
Lonas expostas no flanco do pneu
Se você identificar esse tipo de dano na lateral do pneu, aja rapidamente, pois, com o tempo, a infiltração de umidade, produtos químicos agressivos, contato com o solo e a acidez da vegetação irão degradar ainda mais a estrutura. Recomendamos que consulte um especialista em pneus agrícolas para avaliação dos danos e obtenção de um diagnóstico profissional.
Impacto com arrancamento de borracha
Se houve um arrancamento de borracha, o ideal é levar o pneu a um profissional o mais rápido possível para avaliar se há possibilidade de reparo. Em alguns casos, pode ser suficiente recompor a área danificada com borracha vulcanizada. No entanto, o especialista pode precisar desmontar o pneu para verificar se há danos internos.

Significant tyre sidewall damage on ag tyre
O meu pneu pode ser reparado?
Como cada caso é único, somente um especialista em reparos poderá avaliar se o pneu está em condições de ser recuperado ou não.
Neste vídeo, um profissional experiente analisa diversos casos de pneus agrícolas - tanto os que podem ser reparados quanto os que exigem substituição. Ele ainda demonstra, passo a passo, todo o processo de reparo.
Um reparo no flanco do pneu exige que minha máquina fique parada?
Felizmente, NÃO! Normalmente seu pneu será substituído por um pneu de serviço (ou "estepe operacional"), permitindo que você continue suas atividades no campo enquanto o profissional realiza o reparo.
Por que os componentes do solo danificam os pneus?
As plantas cultivadas estão evoluindo para resistir a diversas condições, principalmente climáticas, como ventos fortes. Elas estão ficando mais resistentes e os caules mais robustos - o que significa que entram em maior atrito com a borracha dos pneus do que no passado.
Produtores de soja no Mato Grosso que acompanham décadas de lavoura lembram como, nos anos 90, uma ventania de 60 km/h derrubava até 30% das plantas antes da colheita. Hoje, com as novas variedades de ciclo curto e caules reforçados, os mesmos ventos mal fazem as folhas tremerem - mas esse avanço cobra seu preço: os talos resistentes agora riscam profundamente os flancos dos pneus durante a colheita mecanizada.
Dentre as culturas mais agressivas para os pneus agrícolas, destacam-se o milho cujos talos que são longos e rígidos têm potencial para causar um desgaste acentuado no flanco dos pneus devido à fricção. A colza e a soqueira também são conhecidos por atacar a banda de rodagem dos pneus.
Como posso prevenir danos no flanco do pneu?
1- Escolha os pneus adequados
Devido à evolução das plantas, algumas culturas exigem pneus mais resistentes para evitar danos nos flancos dos pneus.
A escolha de pneus resistentes ajudará você a prevenir possíveis danos. Temos uma linha de pneus especialmente projetados para reduzir o risco de reparos inesperados ou substituição prematura.
Por exemplo, o MICHELIN YIELDBIB, um pneu de baixa pressão para tratores de alta potência, possui a marcação "Stubble Shield" (Proteção contra Soqueira), o que significa que oferece resistência contra danos causados por soqueiras.
O pneu MICHELIN MEGAXBIB 2, para colheitadeiras traz dupla proteção: banda de rodagem com aço e carcaça reforçada, garantindo resistência superior contra perfurações - comprovado pelo selo Stubble Shield.

MICHELIN MEGAXBIB 2 stubble shield protection
Os tacos de alta densidade (1) oferecem uma proteção elevada contra os danos provocados por soqueiras e caules.
2. Aplique a pressão correta
Se um pneu estiver superinflado para o trabalho que precisa realizar, ficará excessivamente tensionado, tornando-se mais vulnerável a cortes. Por outro lado, uma pressão adequada ao seu uso, considerando a carga e a velocidade, garantirá desempenho ideal e reduzirá o risco de danos nos flancos causados pela agressão de partes das plantas.
3 - Adicione uma ferramenta preventiva à sua máquina
Outra medida preventiva é o uso de ferramentas para aplainar as plantas antes da passagem dos pneus. Alguns agricultores, por exemplo, instalam um acessório entre a barra de corte e os pneus de suas colheitadeiras, que pressiona os talos para baixo, evitando que danifiquem os pneus.
Para saber mais sobre como prevenir danos aos pneus, leia nosso artigo "Como evitar danos aos pneus agrícolas?".