The tweel deforms to adapt to its environment

Michelin X® TWEEL™on Kubota vehicle

Michelin Tweel: A Tecnologia de Pneus Sem Ar


Por anos, os pneus pneumáticos tradicionais têm sido a única opção para motoristas em busca de mobilidade confiável e eficiente. No entanto, com a introdução dos pneus sem ar, isso mudou. Os pneus Michelin Tweel representam um avanço tecnológico significativo na indústria de pneus. Pneus à prova de perfurações  oferecem várias vantagens sobre os pneus tradicionais e são compatíveis com uma ampla gama de máquinas, como cortadores de grama comerciais, minicarregadeiras e outros equipamentos leves de construção, empilhadeiras transportáveis (Truck Mounted Forklift), ATVs e UTVs, carrinhos de golfe e utilitários, e várias aplicações militares.

Airless tyre mounted on a greenspace maintenance vehicle KUBOTA

The Michelin TWEEL tyre in field


O QUE SÃO PNEUS SEM AR?

Diferentemente dos pneus tradicionais, feitos de borracha e cheios de ar comprimido, os pneus sem ar utilizam uma estrutura especial de banda de rodagem conectada a uma série de raios flexíveis para suportar o peso do veículo de cima para baixo.

Este avanço tornou possível criar um pneu à prova de perfurações que proporciona uma condução e desempenho semelhantes aos de um pneumático, porém com a resistência a perfurações de um pneu maciço. O pneu sem ar da Michelin é chamado de "TWEEL".



O QUE SIGNIFICA "TWEEL"?

O termo "TWEEL" é o nome específico dado à linha de pneus sem ar da Michelin. É uma composição das palavras em inglês "TYRE" (pneu) e "WHEEL" (roda). Este conceito nasceu no centro de pesquisa da Michelin em Greenville, Carolina do Sul.

PT Edito tweel technology focus Help and Advice

COMO FUNCIONAM OS PNEUS MICHELIN TWEEL E DO QUE SÃO FEITOS?

Michelin Tweel Family of Products

O MICHELIN TWEEL é uma montagem completa e única, que combina uma roda e um pneu radial sem ar.

Os principais componentes desta solução inovadora são:

  • A Viga de Cisalhamento (Shear Beam) com uma banda de rodagem otimizada para uma vida útil longa em condições desafiadoras.
  • Raios de poli-resina de alta resistência ao impacto e flexíveis, que suportam o peso em tensão e absorvem impactos, tornando o passeio mais suave e fornecendo uma transferência de energia que reduz  a vibração do pneu.
  • Um cubo de aço reforçado para fixar o Tweel à máquina.

 

Essa tecnologia proporciona um efeito de amortecimento que absorve choques e vibrações. A viga de cisalhamento e os raios são projetados para serem flexíveis e deformáveis, o que permite que se adaptem ao perfil e ao contorno do terreno e proporcionem excelente tração, aderência e estabilidade.

Não há necessidade de equipamento especial para realizar a montagem. Além disso, uma vez instalado, não é necessário fazer a checagem e manutenção de pressão do ar.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS PNEUS SEM AR DA MICHELIN?

Os pneus sem ar, também conhecidos como pneus não pneumáticos (NPT = non-pneumatic tires), oferecem diversos benefícios em relação aos pneumáticos tradicionais e aos pneus sólidos. Aqui estão algumas das principais vantagens:

No air pressure to maintain thanks to Tweel

No maintenance

SEM MANUTENÇÃO

O pneu radial sem ar Michelin X® TWEEL™ é uma única unidade, substituindo a montagem atual de pneu e roda. Não há necessidade de equipamentos de montagem complexos e, uma vez parafusados, não há necessidade de checar e manter a pressão do ar.

Enjoy Maniability and stability thanks to tweel

Maniability and stability

CONFORTO E ESTABILIDADE

A transferência de energia única dentro dos raios de poli-resina ajuda a reduzir a vibração associada aos pneumáticos e a rigidez dos pnues maciços, proporcionando um conforto e condução excepcionais.

No more flat tires thanks to Tweel

No flat, no downtimes

SEM FUROS, SEM TEMPO PARADO

O pneu radial sem ar MICHELIN X® TWEEL™ é projetado para funcionar como um pneumático, mas sem os inconvenientes e tempo de inatividade associados às perfurações de pneus.

Reduce premature tyre wear thanks to Tweel

Long lasting tire

PNEU AMIGO DO AMBIENTE

Os pneus sem ar permitem reduzir falhas prematuras de pneus devido, por exemplo, a uma perfuração irreparável, e aumentar a vida útil da banda de rodagem em 2-3 vezes em comparação com os pneumáticos.

QUAIS MÁQUINAS SÃO COMPATÍVEIS COM O MICHELIN TWEEL?

O nosso Michelin X® TWEEL™ pode ser adaptado às suas máquinas nos cinco principais segmentos mostrados abaixo. Além disso, os pneus sem ar são particularmente eficientes e recomendados para uso em terrenos acidentados, onde você precisa manter a aderência para manter o controle e não se preocupar com perfurações nos pneus.

Michelin airless tire, the Tweel, for turf care

Turf airless radial tire

MICHELIN X® TWEEL™ TURF

Pneus radiais sem ar para cortadores de grama comerciais e outras máquinas de cuidado com o gramado

THE MICHELIN X® TWEEL™ : Airless tires for UTVs

UTV Airless Tires

MICHELIN X® TWEEL™ UTV

Pneus radiais sem ar para UTVs (Utility Task Vehicles), quadriciclos e equipamentos militares.

Airless Radial Tires for Skid steers and light construction equipment

MICHELIN Tweel for light construction

MICHELIN X® TWEEL™ SSL

Pneus radiais sem ar para minicarregadeiras e equipamentos leves de construção.

MICHELIN X® TWEEL™ for Golf Carts

MICHELIN X® TWEEL™: Golf Cart & Utility vehicles

MICHELIN X® TWEEL™ TURF

Pneus para carros de golfe e carrinhos utilitários.

Michelin airless tyre for Truck Mounted Forklift

Tweel for Truck Mounted Forklifts

MICHELIN X® TWEEL™ TMF

Pneus para empilhadeiras transportáveis (Truck Mounted Forklift).

DESCUBRA ALGUMAS DAS LINHAS MICHELIN X® TWEEL™

Nossas diferentes linhas de Tweel são projetadas para se adaptar às suas diferentes necessidades, veículos e máquinas, como minicarregadeiras, veículos de movimentação de materiais, UTV, ... Descubra algumas de nossas linhas:

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PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PNEUS SEM AR (FAQ)

Os pneus sem ar são bons?

 

Os pneus Tweel representam um progresso tecnológico significativo na indústria de pneus e têm tido um desempenho bem-sucedido no mercado desde 2012. Esta alternativa aos pneus tradicionais nos permite considerar uma mobilidade mais amiga do ambiente, uma eficiência de combustível melhor, pneus mais duráveis e, especialmente, pneus sem furos.

O QUE VERIFICAR NOS PNEUS SEM AR?

Os pneus sem ar, também conhecidos como pneus não pneumáticos, são projetados para eliminar a necessidade de manutenção da pressão do ar. No entanto, assim como qualquer outro pneu, os pneus sem ar ainda requerem alguma inspeção para garantir um desempenho adequado e longevidade. Por exemplo, desgaste da banda de rodagem, detritos e sujeira, alinhamento do veículo, capacidade de carga e armazenamento.

OS PNEUS SEM AR ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CARROS DE PASSEIO?

A MICHELIN já desenvolveu um protótipo para um pneu sem ar para carros de passageiros e caminhonetes: o MICHELIN UPTIS.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TWEEL E UPTIS?

O MICHELIN UPTIS (Sistema de Pneu Único à Prova de Perfurações) e o Michelin Tweel são ambas tecnologias inovadoras de pneus desenvolvidas pela Michelin, mas são diferentes em design e função.

O MICHELIN UPTIS é um pneu sem ar projetado para carros de passageiros e caminhonetes (veículos de estrada), enquanto o Michelin Tweel é adaptado para uma ampla gama de veículos off-road.

QUANDO OS PNEUS SEM AR DA MICHELIN ESTARÃO DISPONÍVEIS?

Nossa tecnologia inovadora da Michelin, o Tweel, está disponível para venda no mercado desde 2012.

ONDE POSSO COMPRAR TWEELS?

Você pode encontrar nosso portfólio completo de produtos MICHELIN X® TWEEL™ em nossos revendedores.

O QUE É POLI-RESINA?

Esta não é o mesmo tipo de poliuretano que normalmente se encontra no mercado. O poli-resina é um poliuretano estrutural. É formulado especificamente para esta aplicação.

OS PNEUS RADIAIS SEM AR SÃO CURADOS COMO OS PNEUS RADIAIS?

A Michelin adaptou processos técnicos de cura de seus pneus de alto desempenho para uso na produção dos pneus radiais sem ar MICHELIN X® TWEEL™. Além disso, a Michelin desenvolveu processos proprietários de moldagem, injeção e ligação para os produtos MICHELIN X® TWEEL™.

O PNEU RADIAL SEM AR MICHELIN TWEEL GANHOU ALGUM PRÊMIO?

Desde 2012, o pneu radial sem ar MICHELIN X® TWEEL™ e seus co-inventores receberam mais de 15 prêmios.

  • Um Prêmio de Prata na categoria de Transporte foi concedido ao MICHELIN® X®TWEEL® SSL em 26 de abril de 2013 pelos Prêmios Edison de 2013. Dos 7.156 aplicativos recebidos, 131 finalistas foram selecionados pelo Comitê dos Prêmios Edison. O MICHELIN® X® TWEEL® foi um dos 42 vencedores, que representaram 12 categorias e simbolizam a persistência e excelência personificadas por Thomas Alva Edison.
  • O MICHELIN® X®TWEEL® SSL foi selecionado como um dos 50 Principais Novos Produtos de 2013 pelos leitores da Equipment Today como um dos produtos mais inovadores da indústria naquele ano.
  • Em janeiro de 2014, a Equipment World nomeou um dos "cinco produtos de construção que mudam o jogo" de 2013 para seus Prêmios de Inovações de 2014. O MICHELIN® X® TWEEL® SSL foi nomeado como um dos cinco vencedores desses produtos.
  • O Dr. Tim Rhyne, um pesquisador sênior da Michelin Americas Research and Development Corporation, foi selecionado como um dos 25 principais Novos Fazedores do ano de 2014 pelos editores do Engineering News-Record (ENR) por seu trabalho na revolucionária tecnologia de pneus radiais sem ar MICHELIN® TWEEL® em abril. O prêmio reconhece indivíduos "com paixão, determinação e coragem para enfrentar os desafios mais difíceis e tornar o nosso mundo um lugar melhor".
  • Em junho de 2014, a Michelin North America, Inc. recebeu um Prêmio de Liderança em Manufatura na categoria de Liderança em Produto nos Prêmios de Liderança em Manufatura de 2014 pelo Conselho de Liderança em Manufatura da Frost & Sullivan pelo MICHELIN® X® TWEEL® SSL. Os prêmios foram apresentados em 11 categorias e celebram empresas e indivíduos que estão moldando o futuro da manufatura global. Eles reconhecem projetos excepcionais realizados por empresas de manufatura. De acordo com a Comunidade de Liderança em Manufatura, os vencedores do prêmio se distinguem por "abraçar a inovação revolucionária e responder aos clientes com agilidade incomparável". O prêmio de Liderança em Produto, uma das categorias mais competitivas, reconhece empresas que introduziram novos produtos disruptivos que expandem ou abrem novos mercados. O vencedor do prêmio demonstra a capacidade de gerar novas ideias que levam a produtos pioneiros que mudam e criam mercados.
  • Em março de 2015, a Michelin Tweel Technologies recebeu o prêmio "Inovação do Ano" da John Deere pelo MICHELIN® X® TWEEL® TURF. O prêmio é apresentado a um grupo seleto de fornecedores que demonstraram inovação em um produto ou serviço que fornecem à John Deere. As seleções do prêmio são baseadas em quatro fatores: criatividade, viabilidade, colaboração e impacto financeiro. A John Deere criou os prêmios de inovação de fornecedores em 2010 para promover a inovação na base de fornecedores da empresa e reconhecer fornecedores que pensam de forma criativa.
  • Em outubro de 2015, o MICHELIN® X® TWEEL® TURF™ recebeu uma Menção Honrosa na categoria Automotiva/Transporte no Concurso de Design Create the Future de 2015. Escolhidos entre mais de 1.150 novas ideias de produtos enviadas de 60 países, os 22 vencedores e menções honrosas foram julgados com base na inovação, fabricabilidade e comercialização em sete categorias. Lançado em 2002 pelos editores da revista NASA Tech Briefs para ajudar a estimular e recompensar a inovação em engenharia, o evento anual do Concurso de Design Create the Future atraiu mais de 10.000 ideias de design de produtos de engenheiros, empreendedores e estudantes de todo o mundo. Mais de 55 juízes em todo o mundo no conselho editorial da revista de leitores e patrocinadores do concurso revisaram as inscrições nas categorias Aeroespacial e Defesa, Automotiva/Transporte, Produtos de Consumo, Eletrônicos, Máquinas/Automação/Robótica, Produtos Médicos e Tecnologias Sustentáveis.
ONDE E QUANDO A MICHELIN TWEEL FOI INVENTADA? E POR QUEM?

Foi durante o almoço no final dos anos 1990 em Greenville, Carolina do Sul, que o Dr. Tim Rhyne e o colega engenheiro da Michelin e co-inventor Steve Cron tiveram a ideia de desafiar a tecnologia de pneus pneumáticos e explorar novos e revolucionários conceitos para esse componente essencial da mobilidade. Patentes começaram a ser emitidas em vários aspectos do conceito em 1999, 2000 e 2003.

QUANDO A MICHELIN APRESENTOU O PRIMEIRO PROTÓTIPO?

Durante a década seguinte, os engenheiros trabalharam diligentemente em vários protótipos do pneu radial sem ar MICHELIN X® TWEEL™ e, em 2005, o produto finalmente foi apresentado no North American International Auto Show em Detroit, Michigan, na cadeira de rodas iBOT e no conceito de transporte humano Segway Concept Centaur. O lançamento comercial do MICHELIN X® TWEEL™ SSL para carregadeiras de direção deslizante ocorreu em julho de 2012.

QUANTO TEMPO DURAM OS PNEUS SEM AR?

Compostos de alto desempenho e uma área de contato eficiente projetada para proporcionar uma vida útil longa que é de 2 a 3 vezes maior do que a de um pneu pneumático com a mesma profundidade de banda de rodagem.

A PINÇA PODE SER REPARADA (RAIO RASGADO, ADERÊNCIA AO FEIXE DE CISALHAMENTO)?

Um técnico pode reparar raios parcialmente rasgados, tornando cego o ponto de ruptura da poliuretana para interromper a propagação adicional da rachadura, e uma vez reparado, isso pode potencialmente dobrar a vida do raio rasgado ou cortado.

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