Devo usar pneus híbridos para trator para estradas e campos

devo usar pneus híbridos para trator para estradas e campos

Devo usar pneus de trator híbridos para estradas e campos?


O seu trator é usado tanto no campo como na estrada? O desempenho que você precisa dos seus pneus nesses dois terrenos não é o mesmo. Você deveria equipar o seu trator com pneus híbridos, capazes de se adaptar a ambos? Ou optar por pneus de trator padrão projetados para um dos dois tipos de terreno?
Nossos especialistas respondem às suas perguntas neste artigo.

Agricultura: mudanças de necessidades

Até o início dos anos 2000, os tratores eram equipados com pneus clássicos, de série e com desempenho indiferenciado para todos os usos, no campo e na estrada.

Um agricultor que precisasse levar o arado para o campo carregava-o no seu trator, o que exigia muita pressão nos pneus. Mas uma vez que a ferramenta estava no campo, a pressão do seu pneu de trator já não era adequada.

A alta pressão no campo significou pior desempenho, limitou os rendimentos agrícolas e gerou compactação do solo. Por outro lado, a baixa pressão na estrada com carga elevada (o arado no nosso exemplo) desgastava os pneus do trator muito rapidamente e consumia mais combustível.

MICHELIN Evobib da estrada ao campo

MICHELIN Evobib da estrada ao campo

Tracteur montés en pneus MICHELIN EVOBIB quitte le champ

O primeiro passo da michelin para o uso híbrido

A Michelin quis, portanto, desenvolver uma tecnologia que permitisse que os pneus de trator circulassem na estrada com uma pressão ajustada também ao campo. Foi assim que a tecnologia MICHELIN UltraFlex foi desenvolvida.

Esperava-se que funcionasse a uma pressão 40% inferior à de um pneu de trator padrão para uma determinada carga e transportasse 40% mais do que um pneu padrão a uma determinada pressão.*

Em termos concretos, um pneu de trator com tecnologia MICHELIN UltraFlex permite dirigir com uma pressão no campo inferior à de um pneu padrão, o que aumenta a superfície do pneu no solo, melhora a tração e, portanto, o rendimento, ao mesmo tempo que reduz consideravelmente a compactação do solo. E sem alteração de pressão, o trator também pode ser conduzido na estrada transportando uma carga mais pesada do que um pneu padrão.

Como acabamos de explicar, é possível instalar pneus diferentes para atender às necessidades do seu campo. Mas nem tudo é possível, como explicaremos a seguir.

Três pneus de trator para uso híbrido

Agora que você sabe mais sobre a evolução tecnológica, vamos ajudá-lo a escolher o pneu que melhor se adapta às suas necessidades. Nossas soluções são todas multifuncionais, mas a diferença na escolha está na maior utilização que faz do seu trator. Abaixo apresentamos 3 pneus híbridos e explicamos como escolher o mais adequado para o seu uso.

1. Pneus híbridos otimizados para a estrada E para o campo

Alguns agricultores precisavam de um pneu híbrido capaz de garantir um bom desempenho na estrada e no campo, independente do tempo passado em cada terreno.
Após a invenção do CTIS (Sistema Central de Calibragem dos Pneus)**, a Michelin tornou isso possível criando o pneu MICHELIN EVOBIB, um pneu 2 em 1 com dois pontos fortes de operação: campo e estrada.

O pneu MICHELIN EVOBIB é a escolha certa para você?

MICHELIN Evobib são pneus híbridos para a estrada e o campo

MICHELIN Evobib são pneus híbridos para a estrada e o campo

Se você precisa de um pneu híbrido que ofereça um bom compromisso entre desempenho na estrada e no campo, MICHELIN EVOBIB é, sem dúvida, a sua melhor escolha de pneu.

Na estrada, reduz o consumo de combustível e a sua longevidade é prolongada da mesma forma que o pneu, o nosso pneu de trator para a estrada que apresentamos a seguir.

No campo, em condições normais, o pneu MICHELIN EVOBIB oferece o mesmo desempenho que o pneu MICHELIN AXIOBIB2, o nosso pneu de trator para o campo que apresentamos a seguir.

2. Pneus híbridos projetados para melhor direção na estrada

Alguns agricultores e empreiteiros passam muito tempo na estrada entre os trabalhos (semeadura, colheita...). Mas o padrão da banda de rodagem dos pneus de trator convencionais tornava essas viagens barulhentas e desconfortáveis.

A Michelin, com sua vasta experiência em pneus de estrada, decidiu criar um pneu de trator mais adequado a este tipo de utilização, permitindo ainda a realização de tarefas no campo. O resultado foi o pneu, um pneu de trator para estrada que também pode ser utilizado no campo.

3. Pneus de trator projetados para melhor direção no campo

Para maior uso no campo, a Michelin desenvolveu o pneu MICHELIN AXIOBIB2. Este pneu para trator oferece alta capacidade de tração para trabalhos pesados e para tratores de 160 a 550 CV, mas também pode ser utilizado na estrada graças à tecnologia Michelin Ultraflex.

O pneu MICHELIN AXIOBIB2 é a escolha certa para você?

MICHELIN AXIOBIB2 are tractor tyres for the field

MICHELIN AXIOBIB2 are tractor tyres for the field

Se você passa a maior parte do tempo no campo, às vezes em condições difíceis, e busca por tração e produção otimizadas, o pneu MICHELIN AXIOBIB2 é a escolha certa para você.

Com a tecnologia MICHELIN Ultraflex, você pode rodar com baixa pressão no campo, oferecendo desempenho em termos de compactação e tração do solo, resultando em maior produtividade.

Para facilitar a gestão da pressão quando se desloca da estrada para o campo e vice-versa, este pneu é compatível com o CTIS*, embora isto não seja um requisito.

A alternativa para tratores de baixa potência

Caso utilize um trator de baixa potência para movimentação agrícola ou industrial, ou para trabalhos de inverno, existe uma alternativa versátil para você: o pneu MICHELIN CrossGrip, um pneu híbrido para utilização em estradas, grama e neve.

Pequenos tratores, retroescavadeiras, carregadeiras e manipuladores telescópicos podem ser equipados com eles para maiores produtividade e tração.

Dependendo do uso, você pode escolher a cor mais adequada:

•  PRETO para uso intensivo em estrada
•  VERDE para uma boa aderência à grama nos pastos
•  BRANCO para boa aderência na neve

Informações legais

* Diferença normativa entre pneu padrão e pneu VF (Very high Flexion). O pneu VF é uma marcação padrão certificada pela ETRTO (European Tire and Rim Technical Organization) e TRA (Tyre And Rim Associassion, EUA)

** O CTIS está disponível apenas em alguns países. Peça mais informações ao seu revendedor.

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+