Pneu de trator no campo
Como melhorar a tração e quais pneus de trator usar?
O que é capacidade de tração?
A capacidade de tração entra em ação quando o trator precisa mudar de potência, principalmente devido à alta carga traseira exercida pelos implementos rebocados. Condições difíceis (solo macio e molhado) podem acentuar esta necessidade, resultando numa elevada taxa de derrapagem.
Derrapagem do trator
Como você sabe, é comum que os pneus de trator escorreguem um pouco durante os trabalhos no campo. Se a taxa de derrapagem fosse zero, poderíamos pensar que o esforço do trator não estava sendo totalmente aproveitado e que, portanto, a produtividade precisava ser melhorada.
Mas acima de um certo limite, a derrapagem revela potência insuficiente nos eixos motores e, portanto, indica que a tração precisa ser otimizada.
alguns implementos rebocados exigem mais esforço do trator do que outros
Qual limite de derrapagem não deve ser excedido?
Geralmente, a derrapagem aceitável está entre 8% e 15%.
Acima de 15%, recomenda-se que sejam tomadas medidas para reduzi-la.
Acima de 20%, a derrapagem torna-se um sinal alarmante, implicando em perda de produtividade e exigindo soluções urgentes.
Qual é a causa de derrapagem em excesso?
Alguns implementos rebocados exigem mais esforço do trator do que outros. Um implemento pesado, como um arado, ou um implemento largo, como alguns cultivadores de restolho, podem ser difíceis de puxar. Ferramentas de cultivo de restolho com dentes podem trabalhar em maior profundidade do que aquelas com discos e também requerem maior poder de tração.
Como otimizar a tração para suas necessidades?
1 – Lastrear o trator
A tração insuficiente, evidenciada pela derrapagem, pode significar que o trator é muito leve para o implemento que está rebocando. Por isso, a menos que o implemento rebocado seja substituído por outro mais compatível, pode ser necessário lastrear o trator adicionando pesos nas rodas ou nos pneus, por exemplo.
2 – Otimizar a pressão dos pneus
A pressão dos pneus é um parâmetro crucial na otimização da tração. Quanto menor for a pressão do pneu, maior será a pegada ao longo do comprimento do pneu. E quanto maior for a pegada, maior será a aderência ao solo, o que reduz a taxa de derrapagem.
A pressão deve ser ajustada de acordo com a carga e velocidade do trator. Em caso de dúvida, utilize a nossa ferramenta "MICHELIN AGROPRESSURE", que ajudará você a encontrar a pressão certa em apenas alguns cliques.
Tomemos como exemplo uma carga de 7.900 kg no eixo traseiro, ou seja, 3.950 kg por roda traseira. O pneu deve ser calibrado até 1,4 bar a 65 km/h (por exemplo com MICHELIN MULTIBIB 650/65R42 158D TL) em comparação com 0,9 bar no mesmo tamanho e velocidade, graças à tecnologia MICHELIN UltraFlex (por exemplo com MICHELIN AXIOBIB 2 VF 650/ 65R42 174D/171ETL).
Sendo certificado pela Very High Flexion, para o mesmo tamanho, podemos esperar uma redução da pressão em 40% e, portanto, uma pegada maior para melhor tração.*
Diversos estudos* (nos Estados Unidos, Brasil e Inglaterra) estabeleceram que a utilização de pneus com tecnologia MICHELIN UltraFlex ao longo do ciclo agrícola melhora o rendimento agrícola de 2 a 6% ao ano.
Outra vantagem da baixa pressão é que os pneus de trator assim calibrados reduzem a compactação do solo, o que significa maior respeito pelo solo e em particular pelas minhocas, que são inestimáveis pelo seu papel natural no arejamento do solo. Quanto mais poros o solo tiver, mais ele pode “respirar” e mais facilmente a água pode penetrar profundamente no solo, resultando em um melhor rendimento agrícola.
3 – Opte pela geminação
A geminação (acoplamento de dois pneus de trator no mesmo eixo) é uma opção interessante para otimizar a sua tração, pois aumenta naturalmente a pegada do seu trator, proporcionando duas grandes vantagens:
• Você aproveita mais potência do trator
• Para a mesma carga, você pode diminuir a pressão e, portanto, respeitar mais o solo e melhorar a produtividade agrícola
Para um emparelhamento bem sucedido, é importante que os pneus de trator sejam idênticos, que o seu desgaste seja semelhante e que a sua pressão seja a mesma.
4 - Instale os pneus de trator corretos
Para uma tração ideal, recomendamos a utilização de pneus de trator com tecnologia MICHELIN UltraFlex. Todos eles têm o padrão VF (Very High Flexion) ou IF (Improved Flexion), ou seja, "baixa pressão", normalmente permitindo que reduzam a pressão em 40%* (ou em 20% com o padrão IF***) em comparação com uma tecnologia de pneus padrão.
A principal vantagem da tecnologia MICHELIN UltraFlex é que permite fazer estas alterações de pressão ao longo do tempo, o que não é possível com todas as marcas.
Se você também utiliza um CTIS, poderá otimizar a pressão dos seus pneus de trator tanto no campo quanto na estrada, o que otimiza o consumo de combustível e ajuda a reduzir custos.
É também importante notar que dispomos de uma solução MICHELIN UltraFlex para todo o ciclo de cultivo agrícola. Em outras palavras, temos pneus de trator de baixa pressão para alta e média potência, colheitadeiras, pulverizadores autopropelidos ou rebocados e reboques.
Precisa de ajuda para escolher os pneus de trator certos? Siga este link:
*Diferença normativa em relação ao pneu não VF (Very High Flexion).
** Um estudo realizado pela Universidade Harper Adams, no Reino Unido, de 2013 a 2017, demonstra que a tecnologia MICHELIN ULTRAFLEX aumenta os rendimentos agronômicos de 2 a 6%. Esses resultados são confirmados por estudos semelhantes realizados nos Estados Unidos (Illinois) em 2015 e no Brasil (Mato Grosso) de 2018 a 2021.
*** Diferença normativa entre pneu padrão e pneu VF (Very high Flexion)
Precisa de mais conselhos? Descubra o nosso guia de seleção de pneus.