Como reduzir a compactação do solo
sculpture pneu MICHELIN AXIOBIB2
Como reduzir a compactação do solo e melhorar o rendimento da sua colheita?
O que é a compactação do solo?
A compactação do solo é um dos principais processos de danos ao solo: é causada quando máquinas agrícolas cada vez mais pesadas prensam o solo, muitas vezes em condições climáticas difíceis.
A compactação está ligada à própria natureza do solo, ao seu teor de água, aos tipos de culturas e à carga aplicada à superfície. Passagens repetidas de equipamentos agrícolas criam compactação e cisalhamento do solo, reduzindo assim a capacidade de aeração, infiltração e penetração das raízes das plantações.
O impacto econômico da compactação do solo é significativo: redução do rendimento das plantações, risco de desenvolvimento de doenças e necessidade de realizar trabalhos de regeneração, como aragem e/ou descompactação, que consomem combustível e tempo consideráveis. Além disso, aumenta o risco de desenvolvimento de doenças.
Soil compaction is one of the principal soil damage processes
soil with tire tracks
Mas a compactação do solo não é o único fenômeno que pode causar problemas às suas plantações.
Formação de sulcos
A rut is a longways indentation in the soil
picture of a rut in a field
Um sulco é uma indentação longa no solo que é causada por máquinas agrícolas que afundam nele quando passam. A formação de sulcos é um grande problema em terrenos lamacentos.
A formação de sulcos tem consequências catastróficas para o crescimento das plantações: nada cresce dentro do sulco, por isso representa uma perda líquida de rendimento.
Os sulcos estimulam a estagnação da água, o que pode asfixiar as plantas e promover o desenvolvimento de doenças.
Os sulcos também fazem com que as máquinas agrícolas consumam mais energia. A profundidade de um sulco é semelhante a um “degrau” que um pneu agrícola deve escalar constantemente. Isso significa um aumento do consumo de combustível. Os danos no campo causados pela formação substancial de sulcos exigirão reparos. Isto significa realizar trabalhos de regeneração do solo, que consomem tempo e combustível.
O que pode ser feito para reduzir a compactação do solo e a formação de sulcos?
Recomendamos a utilização de pneus agrícolas capazes de reduzir a pressão sobre o solo durante o transporte de cargas pesadas. A pressão no pneu está próxima da pressão média aplicada ao solo. (Por exemplo, se a pressão no pneu for de 1 bar (14,5 psi), a pressão aplicada ao solo pelo pneu será de cerca de 1 lb/sq.in ou 1 kg/cm2.) Portanto, quanto maior for a pressão dos pneus, maior será a pressão aplicada ao solo e maior será o grau de compactação e formação de sulcos. A compactação do solo é agravada quando os pneus agrícolas derrapam – para evitar isso é essencial que tenham uma boa tração!
Aqui estão duas soluções para reduzir a compactação do solo e a formação de sulcos.
Solução nº 1: opte por pneus largos e “volumosos”
O objetivo dos pneus largos e volumosos é reduzir a pressão mantendo a mesma carga e proporcionar um melhor nível de tração, mantendo o mesmo diâmetro externo e circunferência de rolamento de um pneu "padrão".
Um trator originalmente equipado com pneus padrão pode ser equipado com pneus largos ou de grande volume. A pegada é, portanto, maior e menos profunda, limitando a compactação do solo e os sulcos formados.
Wide or large volume tyres reduce pressure and provide better traction
O gráfico abaixo compara a pressão necessária para diferentes pneus transportarem a mesma carga de 4.500 kg no campo. Quanto mais largo for o pneu, menor será a pressão.*
Esta vantagem é acentuada quando o pneu conta com a tecnologia MICHELIN Ultraflex.
Tyre pressure comparison chart in bar
Tyre pressure comparison chart in psi
Solução nº 2: opte pelas tecnologias Michelin UltraFlex
A tecnologia MICHELIN UltraFlex baseia-se numa carcaça inovadora e particularmente resistente, que permite maior flexibilidade.
Como resultado, os pneus MICHELIN UltraFlex podem suportar cargas pesadas mesmo com pressões muito baixas, por mais rápido que você trabalhe.
E isso não é tudo: a construção flexível da carcaça permite uma pegada maior, o que por sua vez aumenta a tração do pneu e, portanto, limita a compactação do solo. Com melhor tração, os pneus com tecnologia MICHELIN UltraFlex também permitem economizar combustível e trabalhar mais rápido, o que melhora o rendimento das colheitas. Estudos realizados ao longo de vários anos por universidades de renome* (na Inglaterra, nos EUA e no Brasil) concluíram que a tecnologia MICHELIN UltraFlex pode aumentar os rendimentos agrícolas de 2 a 6%.**
Em suma, com a tecnologia MICHELIN UltraFlex:
- você protege seu solo
- você economiza tempo e combustível
- você aumenta o rendimento de suas colheitas.
Como funciona a tecnologia MICHELIN UltraFlex? Assista ao vídeo para descobrir:
Conclusão
Quer você escolha pneus mais largos ou pneus com tecnologia MICHELIN UltraFlex, reduzirá significativamente a compactação do solo.** Mas a preservação do solo não é o único benefício dos pneus agrícolas otimizados:
- Uma menor compactação do solo reduz a necessidade de regenerar o solo e, portanto, implica em economia de custos,
- Uma tração melhorada significa menos esforço e energia da sua máquina e, portanto, economia de combustível.
- Uma melhor tração também significa que você pode realizar o trabalho mais rapidamente, para que possa produzir mais para maximizar seu rendimento ou simplesmente liberar mais tempo para ficar com sua família.
Encontre os pneus agrícolas certos para reduzir a compactação do solo
*Com base na recomendação da guia de pressão dos pneus do MICHELIN databook 2022.
**Um estudo realizado pela Universidade Harper Adams, no Reino Unido, de 2013 a 2017, demonstra que a tecnologia MICHELIN ULTRAFLEX aumenta os rendimentos agronômicos de 2 a 6%. Esses resultados são confirmados por estudos semelhantes realizados nos Estados Unidos (Illinois) em 2015 e no Brasil (Mato Grosso) de 2018 a 2021
Precisa de mais conselhos? Descubra o nosso guia de seleção de pneus.