Pneumatici tradizionali o radiali per la fertilizzazione
Fertilização: você deveria usar pneus diagonais ou pneus radiais?
Embora a escolha entre pneus diagonais ou pneus radiais seja crucial para todo o ciclo da cultura, é particularmente importante durante a fase de fertilização. Como veremos, a escolha da tecnologia pode fazer toda a diferença em termos de proteção do solo. Qual delas atenderá às suas necessidades? Descubra neste artigo.
O risco de compactação do solo
O período de fertilização pode ser muito complicado devido ao clima. Muitas vezes é em condições de solo molhado que se trata ou aplica fertilizante, o que pode ter um grande impacto na compactação do solo. Se o solo estiver molhado, os pneus da sua máquina irão compactar o solo, esmagando os poros e evacuando todo o ar que está nas microporosidades. É aqui que você corre o risco de causar mais danos.
A melhor maneira de limitar isso é trabalhar com baixa pressão. Na verdade, é recomendável que você faça isso sempre que trabalhar no campo, mesmo fora do período de fertilização e mesmo em condições de solo seco. Na colheita, por exemplo, o risco de compactação também é alto porque o maquinário utilizado é mais pesado e compacta o solo.
Mas é quando se trabalha em condições de solo molhado que o risco de compactação aumenta. Felizmente, a escolha certa da tecnologia dos pneus pode reduzir este fenômeno.
A diferença entre pneus diagonais e pneus radiais
A Michelin inventou a tecnologia radial em 1946. Por que isso foi uma grande inovação? Porque o princípio do pneu radial é que as paredes laterais sejam separadas da coroa. Assim, quando você esvazia um pneu radial, as paredes laterais ficam achatadas. E como o centro do pneu está separado das paredes laterais, a área de contato com o solo é ampliada, assumindo um formato retangular.
Em um pneu diagonal, a coroa e as paredes laterais estão ligadas, o que dá um formato de cúpula. Quando o pneu está vazio, isso afeta tanto a banda de rodagem quanto as paredes laterais, o que significa que o formato da área de contato com o solo é elíptico e, portanto, menor do que em um radial.
A vantagem dos pneus radiais é que, ao diminuir a pressão, a pegada do pneu no solo é maior e, à medida que a carga é distribuída por uma área de superfície maior, é menor por centímetro quadrado.
Como essa pegada maior beneficia você? Traz uma série de benefícios:
- menos compactação do solo
- melhor tração, o que significa menor consumo de combustível e maior produtividade
- maior conforto (a maior distribuição de borracha no solo significa melhor absorção de choques)
Os pneus radiais duram mais do que os pneus diagonais?
Existem dois aspectos na vida útil do pneu: resistência ao impacto e resistência ao tempo.
Um pneu diagonal é mais resistente a impactos porque contém diversas carcaças. Por outro lado, aquece muito quando está sob forte estresse, principalmente na fase de fertilização, quando os tanques então pesados e os pneus estreitos.
Um pneu radial, que possui apenas uma carcaça, deforma menos e dissipa mais calor, o que o torna melhor em termos de resistência térmica. Eles são projetados para serem mais duráveis que os pneus diagonais, pois possuem maior área de superfície em contato com o solo, o que significa que a carga é distribuída de maneira mais uniforme e consequentemente se desgasta de maneira mais uniforme, resultando em maior vida útil. Um pneu diagonal, que tem uma superfície elíptica, está sujeito a sobrepressão local, o que tende a fazer com que se desgaste mais rapidamente.
Pneu radial + tecnologia MICHELIN UltraFlex = a combinação que você precisa
As vantagens de um pneu radial são inegáveis, mas elas podem trazer ainda mais benefícios quando se trata de pneus radiais com tecnologia Michelin Ultraflex.
De fato, um teste demonstrou que entre um pneu radial Michelin com tecnologia MICHELIN Ultraflex e um pneu radial da concorrência, o pneu MICHELIN SPRAYBIB tem 20% mais pegada*:
20% more footprint with MICHELIN SPRAYBIB tyre, with MICHELIN UltraFlex and radial technologies*
1: A pegada do pneu radial de um concorrente com tecnologia padrão (dimensão: 380/90 R46 172D/175A8)
2: A pegada do pneu MICHELIN SPRAYBIB, um pneu radial com as mesmas dimensões, concebido com a tecnologia MICHELIN Ultraflex.
Neste teste*, o pneu do concorrente cobre 1.909 cm2, enquanto o pneu Michelin Spraybib cobre 2.287 cm2, o que representa 20% mais de superfície do solo.
Ou seja, quando o pneu do concorrente exerce uma pressão superior a 27 toneladas por m2 no solo, o pneu MICHELIN SPRAYBIB deverá normalmente reduzi-la em 4,5 toneladas por m2, o que significa melhor proteção do solo, melhor tração e economia de combustível.
MICHELIN SPRAYBIB radial tyre
Claro, temos vários pneus radiais com tecnologia MICHELIN Ultraflex, cada um adaptado às suas diferentes máquinas:
- O pneu MICHELIN YIELDBIB para tratores
- O pneu MICHELIN SPRAYBIB para pulverizadores autopropelidos
- O pneu MICHELIN FLOATXBIB para espalhadores autopropelidos
Economize combustível com a pressão adaptada
As três gamas de pneus radiais MICHELIN Ultraflex mencionadas acima também são compatíveis com o. Ou seja, você pode utilizar este sistema para ajustar a pressão dos pneus sem sair da cabine do veículo, para que esteja sempre no nível ideal para seu uso.
A pressão otimizada dos pneus significa que você desfruta de todos os benefícios que seus pneus são capazes de oferecer (pressão muito baixa com a tecnologia MICHELIN Ultraflex, menos compactação do solo, melhor tração) e evita gastos desnecessários de combustível.
* Estudo interno da Michelin realizado em Arbonne - França em janeiro de 2022. Pneus concorrentes 380/90 R46 172D/175A8 e pneus MICHELIN SPRAYBIB VF 380/90 R46 CFO 173D/169E. A carga por pneu é idêntica: 5.200 kg e as pressões utilizadas são as recomendadas por cada fabricante: 3,2b para o pneu concorrente e 2,3b para o pneu MICHELIN SPRAYBIB CFO.
Precisa de mais conselhos? Descubra o nosso guia de seleção de pneus.