A importância de realizar o rodízio de pneus agrícolas para prolongar sua vida útil

Agricultural tyre rotation for longer tyre life

A importância de realizar o rodízio de pneus agrícolas para prolongar sua vida útil

A durabilidade dos pneus agrícolas é um fator crucial para a eficiência e segurança das operações no campo. Entre as práticas que ajudam a prolongar sua vida útil, o rodízio dos pneus pode ser uma solução em alguns casos. Descubra quando essa medida pode ser aplicada.

RESUMO:

O que é o rodízio dos pneus?

Esta prática consiste em trocar os pneus entre diferentes posições na máquina para distribuir de forma mais uniforme o desgaste e o esforço mecânico. Neste artigo, vamos explorar em detalhe quando o rodízio de pneus pode trazer benefícios e quais vantagens ele oferece aos agricultores.

Rodízio dos pneus caso n.º 1: tratores

Em determinadas situações, é possível fazer o rodízio dos pneus dianteiros de um trator para aumentar a sua vida útil. Os pneus dianteiros de um trator podem ser trocados da direita para a esquerda.

Nos países onde a condução se faz à direita, é frequente o pneu direito estar mais exposto do que o esquerdo. Isto acontece porque a estrada é ligeiramente curva para facilitar a drenagem de água, o que faz com que o pneu direito trabalhe em constante desalinhamento. 

Muitas vezes, esta inclinação natural da estrada obrigada o operador a fazer correções frequentes no volante, para impedir que o trator migre para o acostamento. Este ajuste permanente pode originar um desgaste irregular do pneu, particularmente visível no lado externo da banda de rodagem do pneu direito.

Portanto, em casos de uso intensivo em vias pavimentadas com desgaste assimétrico acentuado, recomenda-se a inversão periódica dos pneus dianteiros, trocando suas posições direita e esquerda.

Rodízio dos pneus nos tratores

Tyre rotation on tractors

Isso reduz a exposição excessiva do pneu direito e promove um desgaste mais uniforme, evitando a substituição prematura dos pneus. Além disso, o desgaste equilibrado ajuda a reduzir vibrações e ruídos, proporcionando maior conforto ao operador.

Rodízio dos pneus caso n.º 2: geminação

Outro exemplo é a geminação. Como essa configuração é principalmente utilizada para trabalhos de preparo do solo, os pneus sofrem menos desgaste em estradas. No entanto, é comum em alguns países remover os pneus externos do conjunto geminado para realizar outros trabalhos, como transporte. Isso faz com que os pneus internos acumulem mais horas de trabalho, criando uma disparidade no desgaste.

Como resultado, os pneus externos ficam menos desgastados e, portanto, com diâmetro maior que os internos. Essa diferença de tamanho gera tensões adicionais no eixo.

Para garantir a operação eficiente do conjunto de pneus em montagem geminada, recomenda-se manter um nível proporcional de desgaste nos quatro pneus. Realizando o rodízio (trocando as posições entre pneus internos e externos), é possível compensar esse desgaste irregular e prolongar a vida útil dos pneus. Essa prática também reduz a carga sobre o eixo, melhorando a estabilidade do trator. Além disso, o desgaste uniforme nos pneus geminados maximiza a eficiência de tração e reduz o consumo de combustível durante as operações agrícolas.

Rodízio dos pneus caso n.º 3: tratores articulados de grande dimensão

Nos EUA e no Brasil, muitos tratores articulados são equipados com conjuntos de pneus geminados de grande porte.

Essa configuração geralmente resulta em desgaste irregular. Devido à largura desses tratores, os dois pneus externos tendem a 'cavar' as bordas das estradas, causando um desgaste mais acentuado nestes pneus. Nessas condições, realizar o rodízio dos pneus é uma medida recomendada. Ao inverter suas posições (trocando os externos pelos internos), observa-se uma melhora no padrão de desgaste e um aumento na vida útil dos pneus.  

Rodízio dos pneus caso n.º 4: empilhadeiras telescópicas

As empilhadeiras telescópicas, cada vez mais presentes nas propriedades rurais, são máquinas versáteis que executam diversas funções, desde movimentação de cargas até transporte em vias públicas.

Alguns modelos são equipados com engates para transporte de palha, por exemplo, e depois retornam às estradas. Essa rotina submete esses equipamentos a um uso rodoviário intensivo. Além disso, frequentemente operam em terrenos abrasivos durante o manuseio de materiais.

As manobras constantes superfícies de concreto e asfalto podem acelerar o desgaste dos pneus dianteiros, que sofrem maior stress por suportarem cargas mais pesadas.

Rodízio dos pneus em empilhadeiras telescópicas

Tyre rotation on telescopic forklifts

Como os pneus dianteiros têm a mesma dimensão que os traseiros, é possível trocá-los ao perceber um desequilíbrio no desgaste entre os eixos - geralmente quando atingem metade da vida útil. Nesse caso, o rodízio garante que os quatro pneus se desgastem uniformemente, prolongando sua durabilidade.

Rodízio dos pneus caso n.º 5: pulverizadores autopropelidos

Os pulverizadores autopropelidos, com sua grande altura do solo e pneus estreitos, frequentemente possuem eixos direcionais dianteiros e traseiros, o que pode causar problemas de alinhamento.

É comum observar, ao seguir esses equipamentos na estrada, que as quatro rodas não estão paralelas. Com o tempo, o alinhamento pode ficar levemente comprometido, resultando em padrões irregulares de desgaste. Para contornar esse problema, adota-se a prática de cruzar os pneus - já que geralmente todas as rodas têm o mesmo tamanho. Essa técnica ajuda a compensar parte desse desgaste irregular.

Conclusão

O rodízio de pneus é uma prática que pode ajudar a redistribuir as cargas, transferindo parte do esforço do pneu mais desgastado para o menos desgastado, com o objetivo de prolongar sua vida útil.

Contudo, ao identificar desgaste irregular nos pneus, é fundamental primeiro diagnosticar a causa raiz. O problema pode estar relacionado, por exemplo, a desalinhamento causado por uma junta esférica gasta. Antes de realizar o rodízio, recomendamos verificar o alinhamento e inspecionar se não há folgas mecânicas no sistema.

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