What are the risks of overloading tyres
Quais são os riscos de sobrecarregar os pneus e como evitá-los?
Você tem muito em que pensar no seu negócio agrícola e os pneus não estão necessariamente no centro das suas preocupações. No entanto, os seus pneus desempenham um papel crucial na sua produtividade. Não levar em conta suas capacidades e limites pode causar sobrecarga, resultando em desgaste prematuro e custos imprevistos, entre outros inconvenientes. O que você deve saber para evitar isso? Nossos especialistas explicam.
RESUMO:
O QUE É UMA SOBRECARGA DE PNEU?
Cada pneu tem uma classificação de carga que corresponde à carga máxima que pode suportar. Mas a elevada capacidade de carga de um pneu não significa que possa suportar a mesma carga em todas as condições. Se você dirigir em uma velocidade muito alta ou não encher o pneu suficientemente, poderá terminar com o pneu sobrecarregado.
A relação carga/velocidade/pressão
Estes três parâmetros estão intimamente ligados e devem ser respeitados para evitar sobrecarregar os pneus. Para uma melhor compreensão, aqui estão dois exemplos com o pneu MICHELIN MACHXBIB tamanho 710/70R42 173D.
Exemplo 1: Nesta tabela, podemos ver que para transportar uma carga de 6.355 kg, ela não deve ser conduzida a uma velocidade superior a 50 km/h e sua pressão deve ser de 2 bar.
MICHELIN MACHXBIB: load pressure speed ratio
Mas, a uma pressão de 1,6 bar com a mesma velocidade, só pode transportar 5.880 kg. Se o pneu estivesse carregando uma carga maior, estaria sofrendo sobrecarga.
Exemplo 2: Vamos agora pegar o mesmo exemplo, mas desta vez focando no parâmetro velocidade.
a tabela mostra que se a pressão for ajustada para 1,6 bar, o pneu pode transportar uma carga de até 7.380 kg a uma velocidade máxima de 10 km/h.
MICHELIN MACHXBIB: load pressure speed ratio example 2
Mas se a maquinaria agrícola viajasse a 40 km/h em vez de 10 km/h, o pneu já não seria capaz de transportar 7.380 kg. Porque nesta velocidade, sem alterar a pressão, sua carga máxima possível é reduzida para 6.130 kg.
Para arar e realizar outras operações agrícolas que exigem alto torque, use a linha de 30 km/h. 10 km/h é apenas para operações de baixo torque.
Para saber mais sobre classificações de carga e velocidade, leia nosso artigo.
Como estimar sua carga?
A carga do seu maquinário agrícola pode variar de acordo com o uso. Seu trator, por exemplo, pode ser acionado com implementos, que nem sempre são iguais.
A grande dificuldade está em estimar a carga que seu maquinário deverá suportar em cada caso.
Para ajudar você, a Michelin desenvolveu uma ferramenta chamada MICHELIN AGROPRESSURE, que calcula a carga e a pressão resultantes da sua utilização.
A importância da pressão
Dependendo da carga representada pelo implemento a ser rebocado, os pneus devem ser calibrados na pressão adequada, sem ultrapassar a velocidade máxima correspondente.
E se a carga ficar mais pesada?
Se a ferramenta for mais pesada, você precisa de mais ar para carregá-la, simplesmente porque o que carrega a carga é a quantidade de ar que você coloca no pneu.
Existem várias opções para aumentar a quantidade de ar:
- Inflando mais os pneus (nosso primeiro exemplo mostrou que a 2 bar o pneu poderia transportar uma carga mais pesada do que a 1,6 bar)
- Ao instalar pneus mais largos
- Ao instalar pneus mais largos e mais altos (com diâmetro maior)
Portanto, na hora de escolher pneus, o melhor é escolher aqueles que possam suportar a carga que seu maquinário agrícola terá que suportar, ou aqueles que possam operar com pressão mais baixa para uma determinada carga.
Uma opção interessante para aumentar a capacidade de carga é instalar pneus IF (Maior Flexão) /VF (Flexão Muito Elevada).
Nossos pneus VF (Flexão Muito Elevada), graças à tecnologia MICHELIN Ultraflex, proporcionam um aumento de 20 a 40% na capacidade de carga em comparação com um pneu convencional padrão.*
Quais são os riscos de uma calibragem incorreta?
Se a sua pressão não estiver ajustada na troca de implemento, existe o risco de ela não estar adaptada à relação carga/pressão/velocidade, como vimos nos nossos exemplos acima. E isso pode ter consequências negativas para o seu negócio.
No campo
No campo, a pressão incorreta implica riscos diversos, dependendo se a pressão é muito baixa ou muito alta.
Pneus com pressão insuficiente
No campo, uma das consequências da pressão insuficiente é a perda de eficiência do seu maquinário agrícola.
A outra consequência diz respeito à resistência do pneu: um pneu com pressão insuficiente estará sujeito à degradação da carcaça, levando a uma vida útil mais curta e, portanto, a custos de substituição prematuros.
field low pressure
Pneus com excesso de pressão
Um pneu com pressão excessiva no campo está exposto a diversos riscos. Será mais sensível a cortes e furos, implicando um maior risco de pneu furado, o que por sua vez conduzirá às mesmas preocupações mencionadas acima (custos de substituição prematura).
Além disso, pneus com excesso de pressão resultam em uma pegada menor no solo.
Por fim, levam à perda de tração resultando em deslizamento excessivo que, além de aumentar a compactação, reduz a eficiência do trator e aumenta o consumo de combustível.
field high pressure
Na estrada
Na estrada isso também é válido: conduzir com a pressão errada dos pneus expõe você a diversos riscos, dependendo de estar abaixo ou acima da calibragem recomendada.
Pneus com pressão insuficiente
Se os seus pneus estiverem com pressão insuficiente para a carga que têm de transportar à velocidade máxima a que irá conduzir, estarão sujeitos a um maior desgaste nos ombros, à degradação da carcaça e à instabilidade de rolamento, que poderão comprometer a sua segurança.
Além disso, pneus com pressão insuficiente na estrada significam um maior consumo de combustível e, portanto, custos adicionais.
field low pressure on the road
Pneus com excesso de pressão
Pneus com pressão excessiva ficam abaulados, resultando em maior desgaste no centro da banda de rolamento ao invés de ser nos ombros.
Eles também são mais suscetíveis a cortes e perfurações e são menos confortáveis de dirigir.
Over-inflated tyre on the road
Conclusão
Por isso, é importante respeitar a relação carga/velocidade/pressão recomendada dos pneus.
No campo, um pneu adaptado à carga e inflado na pressão correta não ficará sobrecarregado e terá uma ótima superfície de contato e uma correta penetração dos pinos no solo. Será capaz de fornecer o desempenho para o qual foi projetado e terá uma vida útil normal.
Na estrada, um pneu adaptado à carga e inflado na pressão correta não ficará sobrecarregado e terá uma ótima superfície de contato e uma correta penetração dos pinos no solo. O desgaste será normal e regular.
Links úteis:
Obtenha de 20 a 40% mais capacidade de carga em relação a um pneu convencional padrão.*
Nossa ferramenta on-line gratuita para calcular sua carga e pressão
Você precisa de mais conselhos? Descubra o nosso guia sobre desgaste e pneu furado
* Em comparação com pneus não VF (Flexão Muito Elevada)