How to determine the tyre load rating on your tractor?

How to determine the tyre load rating on your tractor

Como determinar a classificação de carga dos pneus do seu trator


Os pneus do seu trator podem transportar cargas pesadas... mas até que ponto? A classificação de carga dos pneus (também chamada de índice de carga dos pneus) é a referência que indica os limites que não devem ser excedidos para os seus pneus. Mas como entender esse índice e determinar a carga máxima que seu trator pode transportar? A velocidade também desempenha um papel na carga máxima? Que pressão deve ser usada dependendo da carga? Nossos especialistas ajudam você a entender.

RESUMO:

O que é o índice de carga do pneu?

A classificação de carga do pneu corresponde à carga máxima que um pneu pode suportar à velocidade máxima. A classificação de carga do pneu é representada por um número de 3 dígitos. Está intimamente ligado ao índice de velocidade, que é representado por uma letra. Exemplo: 155 D.

O que é o índice de carga do pneu?

A classificação de carga do pneu, assim como o índice de velocidade, está marcada no pneu.

No exemplo da imagem da parede lateral, a classificação de carga do pneu pode ser vista logo abaixo do tamanho do pneu.

Para saber mais sobre marcações de pneus, clique aqui.

Neste exemplo, o índice de carga do pneu é 155. A letra D corresponde ao índice de velocidade. Para saber qual é a carga máxima, consulte a tabela de classificação de carga do pneu.

The tyre load rating is indicated on the tyre next to the speed rating

Tyre load rating marking

Tabela de índice de carga do pneu

O gráfico de classificação de carga mostra que um pneu com classificação de carga de 155 pode transportar 3.875 kg. Para saber a velocidade máxima a que pode viajar, consulte a tabela de classificação de velocidade abaixo.

The load rating chart

The Load indexes chart

Tabela de classificação de velocidade do pneu

The speed rating chart

The speed rating chart

O índice de velocidade D corresponde a 65 km/h (40 mph).

REGULAMENTOS DE ESTRADA OU CARGA POR EIXO TÊM PRIORIDADE

Na maioria dos casos, a carga nominal do pneu é menos restritiva do que os limites estabelecidos pelas normas rodoviárias ou a carga máxima por eixo do trator. Você deve, portanto, garantir que sua carga nunca exceda esses limites. Para saber qual é a carga máxima por eixo do trator, consulte a documentação técnica da sua máquina.

E se a carga variar?

Com máquinas agrícolas, como um pulverizador ou uma colheitadeira, a carga varia à medida que o trabalho avança. O tanque do pulverizador é cheio no início, o que representa uma carga significativa, e depois a carga diminui à medida que a pulverização avança.

Os pneus concebidos para estas máquinas e as suas classificações de carga e velocidade têm em conta estas cargas cíclicas.

Tyre load rating takes account of cyclical loads.

tyre load rating takes account of cyclical loads

Carga e pressão

A pressão mais alta significa que você pode transportar mais carga, mas nem sempre é a melhor opção. Aliás, vale ressaltar que na agricultura a alta pressão no campo pode ser prejudicial ao solo. Uma escolha acertada seria instalar pneus de baixa pressão com tecnologia MICHELIN Ultraflex, concebidos para suportar cargas elevadas e limitar a compactação do solo.

Para uma utilização alternada entre campo e estrada, o uma opção interessante, pois permite aplicar facilmente uma pressão sempre adaptada à sua carga e velocidade, sem que você precise sair da sua cabine.

Menos velocidade, mais carga

Como a classificação de carga do pneu está intimamente ligada à classificação de velocidade, isto significa que é possível um bônus de carga se a velocidade for reduzida. Os exemplos ilustrados a seguir mostrarão como um pneu de um determinado tamanho pode funcionar de acordo com suas classificações de carga e velocidade. Veremos também que a pressão tem impacto na carga máxima.

Alguns exemplos práticos

Tomemos um pneu MICHELIN MACHXBIB tamanho 710/70R42 173D.

Como podemos ver na tabela aqui, a classificação de carga e velocidade 173 D significa que este pneu pode transportar uma carga máxima de 6.500 kg a uma velocidade de 65 km/h com uma pressão de 2,4 bar (ver os valores destacados em azul).

Link between highest pressure, highest speed and load capacity

Link between highest pressure, highest speed and load capacity

Mantendo a mesma pressão de 2,4 bar, também pode-se dirigir mais devagar, a 30km/h, e neste caso ter um bônus de carga que permitirá ao pneu transportar 7.475 kg em vez de 6.500 kg.

Link between highest pressure, limited speed and load capacity

Link between highest pressure, limited speed and load capacity

E se eu reduzir a pressão para 1,4 bar, o pneu será capaz de transportar 6.795 kg a 10 km/h.

Link between lower speed and lower tyre pressure on load capacity.

Link between lower speed and lower tyre pressure on load capacity.

Cuidado com a sobrecarga!

Como vimos, a classificação de carga dos pneus estabelece um limite que não deve ser excedido. Consultando as nossas tabelas, você sempre vai saber como não sobrecarregar um pneu específico com tamanho determinado. Para saber quais são os riscos da sobrecarga e como evitá-los, leia este artigo.

Uma classificação de carga do pneu de acordo com o uso

Para a mesma máquina (um trator, por exemplo), dois pneus diferentes não têm necessariamente a mesma classificação de carga dos pneus. A escolha entre um e outro depende do seu uso. Se precisar de mais capacidade de carga, por exemplo, pode optar por um pneu MICHELIN Ultraflex VF, que pode transportar mais com uma determinada pressão.*


Você precisa de mais conselhos? Descubra o nosso guia básico sobre pneus

INFORMAÇÕES LEGAIS

* Em comparação com pneus não VF (Flexão Muito Elevada)

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