Tyre markings on a tractor

Tyre markings on a tractor

Como ler as marcações dos pneus de um trator?


A parede lateral de um pneu mostra o seu tamanho, mas vai além. Existem também marcações de pneu adicionais na forma de siglas e números que correspondem a informações específicas. Como você pode decifrá-los? Nossos especialistas explicam tudo em detalhes neste artigo.

RESUMO:

O tamanho dos pneus agrícolas explicado em menos de 5 minutos

Para ir direto ao ponto, aqui está um vídeo que mostra os principais pontos sobre as marcações do pneu. Entraremos em mais detalhes ao longo do artigo.

Um exemplo concreto de tamanho de pneu de trator

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Consideramos um exemplo concreto com um pneu MICHELIN Xeobib, observando atentamente o que significam as marcações do pneu na parede lateral:

MICHELIN: A marca do fabricante sempre aparece na lateral do pneu.

XeoBib: O nome da linha (aqui "Xeobib") está indicado próximo à marca. Uma linha é desenvolvida para se adaptar a um determinado tipo de veículo e a uma necessidade específica.

VF = significa "Flexão Muito Elevada": Este prefixo designa uma categoria padronizada de pneus - Pneus projetados para suportar 40% mais carga sob a mesma pressão (2). Na Michelin, o padrão VF ou IF corresponde à nossa "Tecnologia MICHELIN Ultraflex", que permite pegadas mais longas para limitar os sulcos e a compactação do solo.

The tyre size is part of the tractor s tyre markings

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Em seguida, encontramos as marcações do pneu que correspondem ao tamanho:

650: Largura nominal da seção em mm. Esta marcação do pneu corresponde à distância entre as paredes laterais esquerda e direita do pneu.

60: Fator de proporção em % (altura da parede lateral/largura nominal da seção). Em termos práticos, isto significa que a relação, no nosso exemplo, é de 60% de 650.

R: Define a estrutura: “R” é para radial. Se não fosse um pneu radial, um simples traço "-" o designaria como um pneu diagonal.

38: Diâmetro nominal do aro em polegadas.

155: Índice de carga padronizado. Este é um índice correspondente à carga nominal que o pneu pode suportar. Você pode consultar nosso gráfico de índice de carga para saber a carga máxima em quilos correspondente ao seu índice de carga.

D: Índice de velocidade padronizado. Este é um índice correspondente à velocidade máxima. Este é um índice correspondente à velocidade máxima à qual se pode dirigir com este pneu. Veja nosso gráfico de índice de velocidade.

Radial: Tipo de construção.

RC = “Circunferência de rolamento” em mm

E = Largura da seção do pneu em mm.

Tubeless: Pneu sem câmara de ar

Michelin® X®: Marca comercial

Outras marcações do pneu que podem aparecer na parede lateral

Vejamos a lista de marcações do pneu que podem ser encontradas na parede lateral de um pneu e suas informações correspondentes.

IF = "Flexão Melhorada": Este prefixo designa uma categoria padronizada de pneus projetados para suportar 20% mais carga sob a mesma pressão.(1)

VF = "Flexão Muito Elevada": Como visto no exemplo acima, este prefixo designa uma categoria padronizada de pneus projetados para suportar 40% mais carga sob a mesma pressão (2).

PFO = "Operação de Pressão no Campo": Esta marcação de pneu é uma norma ETRTO* que permite que os pneus IF/VF do trator suportem uma carga maior a uma velocidade mais baixa (1)(2). *ETRTO = Organização Técnica de Pneus e Aros da Europa

Other AG tyre markings

Other AG tyre markings

 

CFO = "Operação de Campo Cíclicas": implica uma operação de campo cíclica aprimorada. A sigla CFO indica que os pneus são projetados para fornecer capacidade de carga adicional no campo acima de 1,5 km no máximo.


TL = "Tubeless": significa que o pneu não possui câmara de ar. Na Michelin, fabricamos apenas pneus tubeless para máquinas agrícolas.

IMP = "Implementar": Esta marcação de pneu significa que o pneu foi desenvolvido principalmente para máquinas ou reboques agroalimentares. Também pode equipar os volantes dianteiros e as rodas motrizes de tratores agrícolas e tratores florestais, mas não é adequado para trabalhos sustentados com torque elevado.

IND = "Industrial": Marcação em pneus para aplicações de construção com capacidades de carga e pressão diferentes de pneus com a mesma designação e mesmo tamanho para aplicações agrícolas.

NRO = "Opção de Aro Estreito": Padrão experimental ETRTO que deve ser aprovado. Permite utilizar um aro muito mais estreito do que o normalmente autorizado pela ETRTO para pneus IF e VF.

CAI = "Código Internacional do Artigo": Identifica um produto com um código específico e exclusivo de 6 dígitos

SRI = "Índice do Raio de Velocidade": Parâmetro utilizado para calcular a velocidade teórica dos veículos durante procedimentos de padronização na União Europeia e para a intercambialidade de diferentes tamanhos de pneus.

Pictogramas

Os pictogramas são marcações do pneu adicionais que podem ser encontradas nos pneus MICHELIN. Aqui está o seu significado.

MICHELIN Ultraflex Technology pictogram on AG tyre sidewall

MICHELIN Ultraflex technology pictogram

MICHELIN Ultraflex

A tecnologia MICHELIN Ultraflex, inventada pela Michelin em 2004, é uma inovação revolucionária que permite aos veículos agrícolas utilizar uma pressão muito mais baixa e, assim, proteger o solo, aumentando o rendimento das colheitas. Este símbolo significa que o pneu está equipado com esta tecnologia.

High traction pictogram

high traction pictogram

Tração elevada

Este pictograma significa que o seu pneu foi concebido para proporcionar um elevado nível de aderência para uma melhor tração no campo.

Para saber mais, leia nosso artigo sobre "Como melhorar a tração"

Air systems ready pictogram

air systems ready pictogram

Preparação para sistema de ar

Se o pneu tiver a marcação "Air Systems Ready” (“Preparação para sistema de ar”), ele é compatível com o CTIS (Sistema Central de Enchimento dos Pneus), que permite controlar a pressão dos pneus diretamente da sua cabine.

Stubble shield pictogram

stubble shield pictogram

Proteção contra restolho

Este pictograma significa que o pneu foi concebido com proteção especial contra danos provocados pelo restolho.
Veja nosso artigo sobre pneu furado.

Maximum fitting pressure pictogram

Maximum fitting pressure pictogram

Pressão máxima de montagem

Este símbolo não indica a pressão máxima para dirigir com este pneu, mas sim a pressão máxima quando ele é montado no aro.
Não se esqueça de ajustar a pressão correta depois de colocar o pneu.
Para saber mais, leia nosso artigo específico sobre o tema.

Dimensões da carcaça e do aro

Também pode ser útil saber o que significam as dimensões da carcaça e dos aros. Nossas explicações com um diagrama:

Casing and rim dimensions

Casing and rim dimensions


Carcaça

S: Largura da seção do pneu
R’: Raio com carga estática expresso em mm-"R" para radial "-" para polarização
R: Raio sem carga
D: Diâmetro externo, igual a 2 x R

Aro

Ø: Diâmetro do aro em polegadas
F: Largura interna
H: Altura da seção

 

Para saber mais sobre aros, descubra nosso artigo "Como entender os aros, câmaras de ar e válvulas de pneu".


Você precisa de mais conselhos? Descubra o nosso guia básico sobre pneus

INFORMAÇÕES LEGAIS

(1) Em comparação com pneus não IF (Maior Flexão)
(2) Em comparação com pneus não VF (Flexão Muito Elevada)
(3) Em comparação com pneus CFO

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