
How to check second hand tractor tyres
Como avaliar pneus de trator usados antes de comprar?
Vai Comprar um Trator Usado? Fique Atento aos Pneus!
Se os pneus do trator precisarem ser trocados em breve, o custo da reposição será um investimento adicional para você. Por isso, é crucial saber identificar os sinais que indicam quando a troca pode ser necessária.
Mas como fazer essa avaliação? Nossos especialistas estão aqui para orientar você.
RESUMO:
1- Os pneus do trator apresentam um desgaste muito acentuado?
Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. Para obter a resposta, você pode medir o desgaste dos pneus de trator de segunda mão usando uma ferramenta simples, como uma barra de apoio com um pino perpendicular no meio. Esse pino permitirá medir a profundidade entre a barra e o pneu para ter uma indicação do desgaste.
Muitos agricultores usam uma régua de 20 cm ou 30 cm, que pode dar uma ideia do desgaste de forma rápida. O importante na sua análise não são necessariamente os milímetros exatos, mas sim uma estimativa geral do desgaste. Isso permitirá que você avalie se os pneus do trator estão perto de precisar de substituição ou se ainda têm muitas horas de uso pela frente.

Check tractor tyres for wear
Como avaliar o desgaste dos pneus do seu trator?
Por exemplo, se você observar que restam apenas 2 centímetros de sulco no pneu, pode estimar que ele está com cerca de 50% de seu desgaste. Por outro lado, se a profundidade do sulco for de apenas 20 milímetros, há risco de problemas de tração que exigirão a troca dos pneus — e, portanto, um investimento adicional se você estiver comprando o trator.
E qual é a profundidade mínima aceitável? O limite depende do uso do trator. De modo geral, quando os sulcos atingem cerca de 20 milímetros, os pneus já são considerados bastante desgastados:
- Para trabalhos leves (como transporte de fardos de feno ou tarefas similares) esse nível de desgaste pode ser suficiente por mais alguns anos.
- Para trabalhos pesados (que exigem alta tração, como aração ou plantio)esse desgaste indica que é hora de trocar os pneus, pois há risco de patinagem excessiva com consequente queda no desempenho do trator.
- Dica importante: Pneus com menos de 20 milímetros em operações críticas podem aumentar custos com combustível e danificar o solo.
2- Os pneus do trator têm rachaduras ou cortes?
Outro ponto a verificar é a existência de eventuais rachaduras ou danos visíveis nos flancos dos pneus.
Ao verificar a data de fabricação do pneu, você pode ter uma ideia de quando o pneu foi produzido, uma informação crucial, especialmente para modelos que já saíram de linha.
Além disso, caso existam rachaduras ou sinais de envelhecimento conhecer a data de fabricação permite determinar se esses danos são normais ou não para a idade do pneu.

Check tractor tyres for cracks
Na prática:
Se encontrar rachaduras no pneu fabricado há décadas, isso pode ser considerado normal devido à sua idade avançada.
Porém, se o pneu for relativamente novo mas já apresentar sinais significativos de envelhecimento, isso pode indicar:
- Exposição a condições climáticas adversas
- Armazenamento inadequado (como em locais com umidade excessiva ou sob sol direto)
- Contato com substâncias químicas que degradam a borracha
3- Que perguntas você deve fazer ao vendedor?
Além de examinar os pneus, você pode fazer as seguintes perguntas ao vendedor para obter mais informações e ajudar a avaliar o desgaste dos pneus:
- Os pneus do trator foram usados durante quantas horas?
- Os pneus ainda são os originais ou já foram substituídos?
- Este trator foi utilizado para trabalhos de elevado binário? (Por exemplo, lavrar ou trabalho de tração intensivo)
- O trator foi principalmente utilizado em asfalto ou no campo?
Se o vendedor indicar que o trator foi principalmente utilizado em asfalto e os pneus apresentam um desgaste irregular, isto pode indicar que o trator usado tem um problema de alinhamento.

What to ask the seller about second-hand tractor tyres
Estas perguntas revelarão se os pneus do trator foram usados corretamente:
Se o proprietário afirmar que verifica regularmente a pressão e faz ajustes conforme o implemento usado, isso sugere que os pneus foram bem mantidos.
Por outro lado, se o proprietário negligenciou a pressão e sempre operou com pneus descalibrados, isso pode explicar rachaduras circunferenciais visíveis, ou mesmo, na ausência de rachaduras aparentes, indicar que:
→ Os pneus foram mal conservados
→ Podem necessitar de substituição precoce
Dica importante: Pneus constantemente subinflados sofrem: desgaste irregular acelerado, maior risco de danos estruturais e redução na eficiência de combustível
4 - Solicitar aconselhamento
Em qualquer situação, é recomendável contatar seu revendedor de confiança para uma avaliação profissional. Se tiver dúvidas sobre os pneus usados do trator, ele poderá:
✔ Fornecer uma análise rápida do estado dos pneus
✔ Orientar sobre problemas específicos (como cortes nas laterais)
✔ Ajudar você a tomar a decisão mais segura