A importância da função de autolimpeza nos pneus de trator

The importance of self cleaning function on tractor tyres

DEMO AGRO ULTRAFLEX

Conheça a função de autolimpeza dos pneus agrícolas

A capacidade de autolimpeza dos pneus de trator pode parecer um aspecto secundário, mas se for ineficiente, ou não for adequada, pode causar uma diminuição do desempenho e acarretar em custos desnecessários. Como funciona a autolimpeza e que pneus oferecem a melhor solução? Os nossos especialistas têm as respostas.

RESUMO:

A importância da autolimpeza nos pneus de trator

A função de autolimpeza de um pneu de trator é crucial, tanto no campo como na estrada, por diversas razões. Explicamos porquê:

No campo

Se a terra ficar presa nos seus pneus, eles poderão não oferecer a mesma tração.

Desta forma, é provável que a patinagem seja maior, levando a um aumento do consumo de combustível que pode ter um impacto nos seus custos. Além disso, a patinagem dos pneus cria sulcos e aumenta a compactação do solo. 

Se a terra ficar presa nos pneus do seu trator, estes deixam de poder oferecer a mesma tração

If soil gets stuck in your tractor tyres they are no longer able to offer the same traction

Michelin social media testimonials Visual

Na estrada

Se a máquina vai para o asfalto depois de sair do campo é importante que a terra que ficou presa nos pneus seja rapidamente retirada. Isto porque a terra projetada no asfalto pode originar acidentes. Em alguns países, esta situação pode acarretar em multa. Consulte a legislação e os regulamentos do seu país em relação a este assunto. 

Para eliminar rapidamente toda a terra através da força centrífuga você pode acelerar ligeiramente. A terra eliminada ao longo de uma curta distância será mais fácil de limpar. No entanto, este ainda nãoé o ideal e os pneus do seu trator continuam precisando eliminar a terra de forma adequada. 

O segredo está na flexão dos pneus

O segredo da autolimpeza está na flexibilidade dos pneus: conforme rodam, eles se deformam ao sair da área em contato com o solo, liberando naturalmente a terra acumulada.

A banda de rodagem do pneu acumula terra nos sulcos entre os tacos. Quando essa parte do pneu deixa de ter contato com o solo a flexão faz com que a terra retida seja liberada.

Essa deformação gera uma transição abrupta na estrutura do pneu, criando um efeito de 'quebra' que desprende o solo acumulado.

O que facilita a autolimpeza é a capacidade de flexão do pneu do trator

What facilitates self cleaning is the tractor tyre's ability to flex

Esta ação ocorre a cada rotação do pneu, criando uma autolimpeza contínua enquanto o pneu trabalha no campo. Isto ajuda a manter a aderência, ao impedir a acumulação de terra, garantindo um desempenho contínuo do pneu.


Pneus mais flexíveis limpam-se melhor: quanto mais eles cedem ao entrar e sair do contato com o solo, mais terra conseguem eliminar.  

Alguns pneus de trator no mercado são concebidos com uma sobreposição de camadas de carcaça, para garantir que suportem a carga. No entanto, esta sobreposição torna o pneu mais rígido. Ao apresentar uma menor flexão, deformam menos e, por conseguinte, eliminam menos terra quando saem do contato com o solo. 

Em contrapartida, nossos pneus com tecnologia MICHELIN UltraFlex (norma VF) incorporam componentes específicos que lhes permitem suportar uma carga elevada recorrendo a menos carcaças. São muito flexíveis, o que resulta numa grande amplitude de deformação que facilita a eliminação da terra.  

A função da banda de rodagem do pneu

Além da flexibilidade, o design da banda de rodagem é determinante na eficácia da autolimpeza dos pneus de trator. Pneus com desenhos otimizados - incluindo padrões de sulcos adequados e relações espaçamento/altura de tacos calculadas - apresentam desempenho superior em autolimpeza

Os tacos convencionais, ou pneus em V, caracterizados por canais amplos entre os tacos com grandes espaços entre as saliências permitem que a terra seja eliminada de forma lateral, por ação da força centrífuga.  

Por outro lado, os pneus com um padrão de banda mais fechado, como o utilizado nos reboques, tendem a reter mais terra. Os pequenos espaços entre os tacos permitem a acumulação de terra e reduzem a possibilidade de que ela seja eliminada.  

MICHELIN XEOBIB a tread pattern designed for excellent traction and good soil evacuation

MICHELIN XEOBIB a tread pattern designed for excellent traction and good soil evacuation

O padrão da banda de rodagem nos pneus de trator MICHELIN foi cuidadosamente desenvolvido para cumprir uma série de funções, tais como garantir uma tração adequada, minimizando a patinagem, e promover a eliminação da terra.

Conclusão

Para evitar aumentos significativos na patinagem, consumo de combustível e formação de sulcos, a capacidade de autolimpeza dos pneus é um fator crucial.

Na Michelin todos os nossos pneus agrícolas foram desenvolvidos para liberar a terra com eficiência. Contudo, como a capacidade de flexão de um pneu é um parâmetro importante para a autolimpeza, os pneus adequados para as suas necessidades devem ser os nossos pneus VF (tecnologia MICHELIN Ultraflex). 

Saiba mais sobre:

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+