
Ballast tractor tyres to support motor skills
Como a lastragem de pneus impacta no desempenho dos motores de tratores agrícolas
RESUMO:
Por que a lastragem é útil?
O benefício é simples e claro: com o lastreamento correto, você ganha eficiência no campo.
A aderência do trator é aprimorada, permitindo que sua máquina ofereça melhor tração. E uma tração mais eficiente significa:
✔ Menor patinagem – reduz o desperdício de energia
✔ Economia de combustível – menos patinagem = menos gasto desnecessário
✔ Operação mais eficaz – avanço uniforme e produtivo
✔ Vida útil prolongada dos pneus – menos desgaste por patinagem

With right ballasting, you could gain in efficiency in the field
Como lastrar os pneus de trator?
A lastragem é feita adicionando pesos ao trator. Alguns agricultores fazem isso por conta própria, mas você também pode solicitar ao representante de sua revenda que forneça o serviço. Para uma boa tração, recomendamos adicionar aproximadamente 50 kg por cavalo de potência. Multiplique 50 kg pela potência do seu trator (em cv) e você obterá o peso necessário.
O objetivo principal da lastragem é equilibrar a carga entre os eixos dianteiro e traseiro. Por exemplo, se um implemento acoplado na traseira aliviar peso no eixo dianteiro, pode ser necessário adicionar contrapeso à frente.
Para tratores com carregadeiras dianteiras, geralmente é preciso lastrear a traseira para compensar.
Por que Lastrar?
→ Melhora a relação peso-potência do trator
→ Fundamental em operações pesadas (ex: aração profunda)
→ Evita perda de tração em condições difíceis
→ Aumenta a eficiência e reduz patinagem
Equilíbrio que gera eficiência
Busca-se um equilíbrio entre as cargas dianteira e traseira do trator para garantir sua eficiência.
Por exemplo, em certos modelos de trator, recomenda-se uma distribuição de 40% da carga no eixo dianteiro e 60% no traseiro - proporção que considera:
✔ Arquitetura da transmissão (localização do diferencial)
✔ Geometria do chassi
✔ Distribuição natural do peso (motor dianteiro + implementos traseiros)

Ballasting helps to restore balance between the front and rear of the tractor
Entretanto, as recomendações podem variar conforme o fabricante e o modelo do trator. Alguns fabricantes fornecem orientações específicas, enquanto outros deixam essa decisão a critério do concessionário, que pode ajustar a distribuição de peso conforme as necessidades e limitações específicas do cliente.
Conforme mencionado anteriormente, quando um implemento pesado é acoplado na traseira do trator, é necessário adicionar contrapeso à dianteira para reequilibrá-lo. Porém, um erro comum é lastrar excessivamente a dianteira quando ela já está sobrecarregada, o que reduz o peso efetivo na traseira, causando perda de tração e sobrecarga no eixo dianteiro. Isso geralmente resulta em aumento da patinagem - normalmente o primeiro sintoma visível desse desequilíbrio. E a patinagem não afeta apenas a mecânica e os pneus, mas também compacta o solo e aumenta o consumo de combustível.
Caso observe falta de tração ou manuseio inadequado de sua máquina agrícola, recomendamos consultar seu concessionário. Ele poderá fornecer as informações necessárias para otimizar o lastreamento, obtendo assim uma relação peso-potência mais adequada.
Como os pesos de lastro são fixados?
Os pesos podem ser fixados nas rodas.
Também é possível instalá-los em diversos pontos da máquina agrícola, como engates dianteiros ou traseiros ou abaixo do trator para baixar o centro de gravidade e manter o equilíbrio das cargas entre os eixos dianteiro e traseiro durante as operações.

How are ballast weights fixed
Como fazer a lastragem dos pneus de trator com água?
Lastrar pneus com água/líquidos
Em alguns casos específicos, para aumentar o peso da máquina ou para baixar o seu centro de gravidade, os pneus podem ser lastrados com líquido.
As válvulas agrícolas são, geralmente, válvulas de “ar e água”. Significa que os pneus podem ser cheios até um nível máximo de 75% com líquido (água + anticongelante) (diagrama 1).

Ballasting tyres with liquids
Para lastrar com água até o nível máximo, encha a câmara de ar ou o pneu Tubeless com líquido até o nível da válvula (válvula no ponto mais alto), enquanto liberta o ar (diagrama 2).
Como há menos ar para fornecer pressão (cerca de 25% do volume total), é primordial monitorar regularmente os níveis de pressão. Recomendamos uma verificação mensal.

inflation and pressure are adjusted using air
A: água B: ar
Lastrar pneus tubeless pneus com água/líquidos
Montagem e Posicionamento do Pneu:
- Desinflar o pneu até uma pressão baixa (aproximadamente 0,5 bar).
- Posicionar a válvula no ponto mais alto (para facilitar a saída do ar durante o enchimento).
- Preencher com líquido (água) até no máximo 75% da capacidade, enquanto libera o ar restante (ver Diagrama 2).
- Completar com ar e ajustar a pressão conforme especificado.
Lastragem em outras máquinas agrícolas
A lastragem não é apenas para tratores; também pode ser relevante para outras máquinas agrícolas.
Por exemplo, no caso das colheitadeiras (forrageiras e de grãos) alguns fabricantes oferecem a opção de adicionar peso extra na traseira para equilibrar os implementos instalados na frente.
Os pulverizadores autopropelidos também podem necessitar de lastragem, em especial quando são utilizados em terrenos inclinados.
Na viticultura, é frequente recorrer à lastragem porque o terreno nos vinhedos pode ser especialmente íngreme.
Tratores de altura livre elevada e colheitadeiras de uva têm centro de gravidade elevado, aumentando o risco de tombamento em declives. Para melhorar a segurança é comum usar pesos ou lastro líquido para baixar o centro de gravidade.