Quais são os diferentes padrões de banda de rodagem para pneus de trator?

What are the different tractor tyre tread patterns?

Quais são os diferentes padrões de banda de rodagem para pneus de trator?

 

Os padrões de banda de rodagem dos pneus de trator evoluíram ao longo dos anos para corresponder às necessidades dos agricultores. Descubra as suas diferenças e benefícios.

RESUMO:

Garras radiais e tração

Historicamente, os pneus agrícolas eram equipados com garras radiais, ou seja, perpendiculares à estrada, que oferecia boa tração no campo. Mas este tipo de padrão de banda de rodagem tinha a desvantagem de não ser prático em termos de manobrabilidade e direção. Quando um trator equipado com estes pneus estava em terreno íngreme, tendia a desviar-se de sua trajetória devido à falta de estabilidade. Em resumo, as bandas com garras radiais eram a solução definitiva em termos de tração, desde que o trator trabalhasse em linha reta e num campo plano.

Garras em v para maior conforto

As garras radiais também tinham outra desvantagem: o barulho alto de martelamento que produziam ao rodar em estrada pavimentada. Cada garra batia brutalmente na superfície de contato, gerando um som que podia ser muito incômodo para o condutor.

Por isso, os fabricantes de pneus optaram por uma nova abordagem para clientes que passam mais tempo na estrada: talões em formato de V (chevron), com diversos ângulos e formas. Esse desenho da banda de rodagem oferece um equilíbrio entre tração excelente e uma entrada mais suave das garras na superfície de contato, reduzindo assim o ruído de martelamento. Em outras palavras, aceita-se sacrificar um pouco da tração em troca de mais conforto na estrada e uma frenagem melhor.

O surgimento das garras híbridas para pneus de trator

Foi nesse momento que começaram a surgir as esculturas híbridas. Quando as garras são contínuas, falamos em padrão em V, mas quando uma garra é dividida ao meio, temos o início da hibridização. As primeiras esculturas híbridas de pneus, vistas no setor agrícola, foram projetadas para uso em estrada.

A ideia era que um trator municipal, por exemplo – usado para cortar grama à beira de estradas e cavar valas – passasse a maior parte do tempo rodando em vias pavimentadas, deslocando-se de um local a outro. Por isso, o pneu não precisava oferecer tração extrema, já que esses veículos nunca são usados em condições difíceis, como lavouras ou terrenos acidentados.

Para estes usuários, a tração extrema não é a prioridade, porque não costumam enfrentar condições de terreno difíceis, tais como aração de solo compactado. Contudo, o conforto e manobrabilidade do trator são critérios importantes, tendo em conta o número de horas passados na estrada. Além disso, o consumo de combustível é um fator importante, porque estes usuários pretendem reduzir os seus custos de operação. O terceiro critério é o desgaste. Os pneus de trator desgastam-se mais depressa na estrada do que no campo, onde não há pedras nem abrasão. Assim, se um trator for essencialmente utilizado na estrada, o desgaste dos pneus é mais um critério importante. 

Pneu MICHELIN EVOBIB: concebido para campo e estrada

O pneu MICHELIN EVOBIB oferece um bom desempenho tanto com alta quanto baixa pressão e pode ser utilizado com um sistema central de inflação de pneus. Isto significa que a pressão do pneu pode ser facilmente ajustada entre a estrada e o campo para garantir que o pneu apresente um bom desempenho em ambas as superfícies, o que faz do MICHELIN EVOBIB um pneu 2 em 1

Para conseguir isso, focamos a atenção na tração no campo, com um padrão de banda de rodagem semelhante ao de um pneu agrícola convencional, em termos da relação entre as garras e os espaços entre elas. Isto permite uma drenagem eficiente do solo.

MICHELIN EVOBIB - o desenho de sua banda de rodagem foi projetado para uso tanto em estrada quanto no campo

MICHELIN EVOBIB- its tyre tread pattern was designed for the road and the field

A pressão dos pneus também pode ser aumentada para reduzir a resistência ao rolamento na estrada e, desta forma, diminuir o consumo de combustível. Além disso, o padrão da banda de rodagem foi desenvolvido para garantir um desgaste uniforme, mantendo um determinado nível de conforto ao reduzir os impactos no solo graças à hibridização do banda de rodagem.

O pneu MICHELIN EVOBIB também se beneficia das vantagens da carcaça reforçada MICHELIN ULTRAFLEX com padrões VF e PFO.

O que é interessante verificar é que os pneus agrícolas são geralmente concebidos para serem direcionais, o que significa que têm de ser instalados num sentido específico, conforme indicado pelos padrões em V.

Mas durante a concepção do pneu MICHELIN CrossGrip, levamos em consideração o fato de o pneu ter de suportar mais carga de um lado quando um implemento está instalado. Isto significa mais desgaste no lado que suporta maior carga.

Desta forma, o pneu MICHELIN CrossGrip foi intencionalmente concebido como sendo não direcional, permitindo ao utilizador trocar facilmente entre os pneus esquerdo e direto, para equilibrar o desgaste, sem que seja necessário retirar o pneu do aro. Como não existe sentido de rotação, basta retirar a roda completa e montar do outro lado, o que também poupa bastante tempo.

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