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Rechapage d'un pneu en atelier
Pneu lavou, tá novo? Calma, não é bem assim. Hoje vamos falar dos cuidados que você precisa ter antes de reaproveitar os pneus do caminhão. Esse trabalho é conhecido nas oficinas especializadas como recapagem, a recuperação de um pneu desgastado pelo uso para garantir uma vida nova a ele. Através dessa atividade, pneus que seriam jogados no lixo ganham ao longo dos anos de uma a três chances extras de voltar a rodar com o mesmo nível de segurança de um pneu que acabou de sair da fábrica. E qual a vantagem disso para um gestor de frota ou motorista de caminhão?
Bom, são muitas. A gente poderia passar uma viagem inteira de norte a sul do país listando. No entanto, aqui vamos ficar com algumas das principais. Além de prolongar o tempo de uso do pneu, a recapagem custa de 3 a 5 vezes menos que a compra de um pneu novo. Imagina a economia numa frota de dezenas ou centenas de veículos. O serviço ajuda a respeitar o meio ambiente, consumindo 70% menos matérias-primas que o produto recém-produzido, e permitindo rodar até o dobro de quilômetros com o mesmo pneu. Então é fácil assim?
Depende do que chamamos facilidade. Encontrar assistências técnicas ou oficinas que realizem o serviço de recapagem é simples. O desafio está em entender o diferencial entre elas e o que as permite realizar o melhor serviço de recapagem. Anota aí alguns dos itens que você precisa conferir:
- - A experiência dos profissionais nesse tipo de trabalho
- - A qualidade das bandas que utilizam para recapar o pneu
- - O compromisso com padrões de certificação
- - A tecnologia aplicada em cada etapa
- - E um dos pontos mais importantes: a avaliação da assistência sobre a capacidade do pneu de realmente ser recapado. Sim, nem todos são bons candidatos à recapagem.
Descartar o pneu pode ser melhor que recapar?
Um dos critérios que você precisa avaliar é o rigor técnico e os pré-requisitos da assistência técnica para fazer a recapagem segura do produto. Assistências reconhecidas por serem mais rigorosas nessa avaliação podem até recomendar com maior frequência o descarte do pneu, em vez de sugerir a recapagem.
A razão é exatamente a atenção que possuem com o desempenho na estrada e a segurança para motoristas, caronas, pedestres e para a própria carga. Excluir um pneu extremamente desgastado da recapagem, portanto, pode ser um sinal de selo de qualidade da assistência técnica.
Assistências técnicas de excelência podem recomendar com maior frequência o descarte do pneu, em vez de aceitar fazer a recapagem.
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Mais de 10 milhões de carcaças:
O potencial da recapagem para economizar
Atualmente, de acordo com números da Michelin, existem mais de 10 milhões de carcaças rodando com bandas que poderiam ser avaliadas por especialistas para a recapagem. Isso representa o potencial que gestores de frota e motoristas têm para aproveitar melhor os seus pneus, gastando menos nas trocas e podendo investir mais na performance dos veículos.
A Michelin leva o assunto tão a sério que este ano atualizou a comunicação e os materiais de venda da sua marca de recapagens. Menos focada em produto e mais no serviço, a ideia é reforçar a conscientização do cliente e do mercado sobre a importância da recapagem segura, facilitando o acesso a informações, bandas, tecnologias e serviços de excelência.
Saiba a diferença entre as bandas Premier e Flex, prolongue a vida útil dos pneus conhecendo os serviços de recapagem da Michelin
Uma das ideias da nova fase da marca é reforçar a conscientização do cliente e do mercado sobre a importância da recapagem segura.
O Michelin para o Meu Negócio entrevistou dois especialistas da empresa para entender um pouco mais sobre como a recapagem pode ajudar no dia a dia de gestores de frota e motoristas de caminhão. Confira os principais trechos da conversa com Sergio Brainer, diretor de Recapagem, e Luciano Fraga, Gerente Comercial de Recapagem América do Sul:
Michelin: Qual o primeiro passo para saber se uma frota está obtendo o melhor desempenho no reaproveitamento dos pneus?
Luciano Fraga: A área de sucata da empresa proprietária de uma frota é o melhor lugar para responder a essa pergunta. A sucata é o livro, o histórico do cliente. É ali que um especialista em pneus faz a leitura do que tem acontecido. Podemos descobrir se o cliente tem arriscado uma banda mais estreita do que o recomendado, se tem optado por uma recapagem de baixa qualidade ou se mantém outros hábitos inadequados, que causam a morte prematura do pneu. A análise da sucata é o ponta pé inicial.
Michelin: A tecnologia faz muita diferença na recapagem dos pneus?
Sergio Brainer: A tecnologia faz toda a diferença. Na rede de assistências técnicas da Michelin, por exemplo, temos máquinas que detectam microfuros, na maior parte das vezes invisíveis para o olho humano e que podem comprometer o pneu com o uso prolongado. A raspagem das carcaças é toda computadorizada, permitindo uma raspagem uniforme, sem tocar as lonas de topo. Em muitas recapadoras, essa etapa é manual, prejudicando a precisão do trabalho e os resultados. A inovação é essencial.
Luciano Fraga: Vale destacar também outro serviço que temos na recapagem da Michelin, o limpa-flancos. Embora seja um detalhe comparado a outras etapas, ele marca o início do processo de recapagem com a limpeza e a pintura da carcaça. Além da parte estética, o limpa-flancos aumenta a visibilidade do profissional que inspeciona os pneus, facilitando a identificação de danos.
A tecnologia faz toda a diferença. Na rede Michelin temos máquinas para recapagem que detectam microfuros invisíveis ao olho humano.
Sergio Brainer, diretor de Recapagem
Michelin: O que pode acontecer com pneus que deveriam ser descartados, mas acabam passando pelo processo de recapagem?
Sergio Brainer: Na assistência técnica Michelin, recapamos somente pneus que apresentam condições perfeitas de serem recapados, pois temos controles muito rígidos de segurança e qualidade a cumprir. Quando o pneu é reprovado em nossa avaliação, recomendamos o descarte imediato. E fazemos isso porque recapar um pneu nessas condições pode gerar uma série de problemas, como descolamento de camadas entre a banda de rodagem e a carcaça, redução de performance da vida útil e o aumento das dores de cabeça do motorista, com imprevistos na estrada e acidentes. Nosso maior compromisso é com as pessoas.
Uma carcaça custa 67% do que um cliente paga quando compra um pneu. Então, a recuperação da carcaça é um benefício para o bolso também.
Luciano Fraga, Gerente Comercial de Recapagem América do Sul
Michelin: Qual mensagem você gostaria de deixar para o cliente nessa nova fase da marca do serviço de recapagem da Michelin?
Sergio Brainer: Gostaria de lembrar que essa nova fase envolveu entrevistas com o cliente e foi toda pensada a partir de sua visão, para que tenhamos um serviço que atenda ainda mais as suas necessidades. A partir de agora, já estamos com o lançamento simultâneo de pneus novos e do serviço de recapagem para os novos modelos, que foi um desejo percebido nas pesquisas. Atualizamos nossos catálogos digitais, que traz mais informações, em um visual modernizado e mais objetivo. Também estamos com um estudo forte para flexibilizar ainda mais a aplicação das bandas em diferentes modelos de carcaça, mantendo o já reconhecido patamar Michelin de segurança. Essas são algumas das principais novidades, espero que tornem nossa comunicação melhor e nossa entrega ainda mais eficiente.
Luciano Fraga: Além da questão ambiental e da vida mais longa do produto, uma carcaça custa 67% do que um cliente paga quando compra um pneu novo. Então, a recuperação da carcaça é um benefício para o bolso desse cliente também. Na nova fase da marca, queremos mostrar ainda mais a importância de reaproveitar essa carcaça em aspectos como o financeiro, de sustentabilidade, eficiência, economia, produtividade.
A recapagem é estratégica sob diferentes pontos de vista, mostrando como estamos juntos do cliente para atendê-lo da melhor forma em todas as etapas do ciclo de vida do produto. A mensagem é: Venham, vocês podem rodar sempre tranquilos ao nosso lado.
Quer continuar a se aprofundar no tema da recuperação de pneus? Confira os mitos e verdades sobre a recapagem e conheça outras vantagens de reaproveitar pneus, com a mesma segurança dos seus pneus novos.
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