mag3 toptips header

Revisão periódica economiza 4 vezes mais

Publicado em 8 de novembro de 2023 - 5 minutos

Realizar manutenções preventivas pode economizar quatro vezes mais que deixar para levar o caminhão na oficina quando ele quebrar na estrada.

O reparo de um caminhão que quebrou na estrada pode custar quatro vezes mais que programar uma rotina de visitas à oficina para realizar manutenções preventivas. O tempo que se perde com o imprevisto na rodovia pode atrasar entregas e comprometer o próprio orçamento do motorista no fim do mês. Nessas horas, o caminhoneiro tem que esperar o reboque, aguardar por peças que podem estar indisponíveis, ou até pagar mais por um conserto de emergência. Sem contar o período em que o veículo fica afastado das atividades.

Para evitar o estresse, separamos três sugestões para você poupar seu tempo, seu dinheiro e ser mais feliz no leva e traz das cargas.

Ouça o nosso podcast:

 

michelin site blocs tip n 1michelin site blocs texte astuces

 

Crie uma agenda para seu caminhão: planeje-se

Seja no caderninho mesmo, no celular ou no computador, mantenha o controle das manutenções que fez e de quando precisará estacionar o caminhão no pátio da oficina novamente. Dessa forma, você consegue conciliar os fretes com o período em que o veículo tem que ficar parado. Inclusive, pode escolher uma parte do ano em que costuma realizar menos entregas para fazer as revisões necessárias.

Se você tem uma frota com um time responsável por cuidar do caminhão, certifique-se de que o time está preparado para garantir as melhores condições nas estradas antes e depois de cada viagem. Caso esteja ao seu alcance, dê treinamento à equipe, apresentando os recursos mais avançados para melhorar a performance do veículo. É recomendado que os próprios motoristas participem da capacitação, pois eles também podem adotar boas-práticas, que impactam diretamente nas condições do veículo que conduzem.

Além disso, a verificação de danos gerais e da pressão dos pneus é essencial, pois são hábitos que ajudam na economia de combustível, na redução de desgaste das peças e na diminuição dos riscos de machucar os pneus, em geral responsáveis por uma a cada quatro paradas forçadas nas estradas*.

É indicado que a manutenção preventiva inclua a verificação de espelhos, limpador de para-brisas, travões, óleo, níveis do líquido de refrigeração e luzes.

Encontre o pneu MICHELIN ideal para você

michelin site blocs texte tip2 jaune

 

Atenção na estrada: Procure os sinais

Embora não dê para prever todos os obstáculos da estrada, muitos deles são evitáveis. Por exemplo, alguns sinais luminosos acesos no veículo quando o carro está parado podem indicar problemas no alternador ou bateria. Também a necessidade de verificar os níveis de óleo, que caso estejam baixos no longo prazo

são capazes de provocar avarias no motor e queimar outras partes do veículo. O aquecimento, por sua vez, pode indicar problemas com o radiador, que se não forem resolvidos comprometem gravemente o motor.

 

michelin site tip n 3michelin site blocs texte astuces

 

Tenha um plano 3B: na Boleia, na Beira da estrada e numa Boa

Até os caminhões com a melhor manutenção podem ser obrigados a encostar na estrada diante de um imprevisto. Por isso, é essencial que o motorista saiba o que fazer para que o problema tome o menor tempo possível. Dentro da Boleia ou na Beira da estrada, é preciso estar tranquilo e numa Boa. A segurança do condutor e o seu bem-estar estão em primeiro lugar. Em seguida, ele precisa saber para quem ligar, como bloquear as rodas e proteger seu próprio caminhão, familiarizado com os protocolos de segurança na estrada.

Vale também se manter conectado às novidades das marcas ligadas ao setor automotivo e que proporcionam mais qualidade de vida na estrada. À medida que a tecnologia se desenvolve, os motoristas ganham ferramentas aliadas na prevenção de avarias. Sensores integrados e sistemas digitais detectam automaticamente problemas antes que eles surjam, permitindo encomendar peças de forma antecipada, planejar as revisões com mais eficiência e até negociar melhor o valor dos reparos com as oficinas.

E você? Está preparado para colocar o caminhão na estrada?

Encontre a revenda MICHELIN mais próxima de você

Maintenance et gestion de vos semi-remorques avec Effitrailer

Edito picture hero effitrailer Freight transport

Maintenance et gestion de vos semi-remorques avec Effitrailer

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+