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Assim como se costuma dizer que um gato tem sete vidas, o pneu também pode renascer algumas vezes depois de rodar milhares de quilômetros nas estradas. O dicionário chama esse processo de recauchutagem ou recapagem. Trata-se da “restauração do que foi desgastado pelo uso”. No caso do pneu, de uma maneira simples, a ação de “cobrir o produto com uma nova camada de borracha para reconstituir a banda de rodagem antiga”. Será que dá certo?
Sim, dá muito certo quando realizada por empresas de qualidade e que asseguram o serviço. A recapagemfaz bem para a natureza, porque evita de jogar o produto no lixo enquanto ele ainda é útil. Além disso, permite que pneus já rodados sejam adquiridos a preços mais baixos e com a mesma qualidade de um produto novinho em folha. Neste artigo, vamos explicar alguns dos principais mitos e verdades sobre recapagem de pneus.
Ouça nosso podcast:
Pneu recapado faz bem para o bolso do caminhoneiro
Verdade. Em média, um pneu recapado custa 40% menos do que um pneu novo, mantendo os mesmos níveis de desempenho. No caso da Michelin, em determinados tipos de uso, as carcaças dos nossos pneus foram feitas para serem recapados em alguns casos diversas vezes, inclusive com garantia da carcaça do pneu e não apenas do serviço de recapagem.
Conheça o serviço de Recapagem MICHELIN
Pneus de caminhão recapados são menos confiáveis
Mito. A recapagem significa a substituição do piso da banda de rodagem do pneu – aquela parte do produto que toca a superfície da estrada – por material novo. Quando o trabalho é realizado por especialistas, em uma carcaça de altíssima qualidade, o pneu recapado proporciona um desempenho comparável ao de um pneu novo em termos de segurança, robustez, eficiência e quilometragem. Para isso, é importante que o fornecedor deste serviço tenha altos padrões de qualidade, a fim de analisar corretamente a condição das carcaças, não realizando o serviço quando estas não estiverem em bom estado.
Um pneu pode ser recapado até três vezes, dependendo da carcaça e do tipo de uso
Verdade, e dependendo do uso até mais. O número de recapagens vai depender de variáveis, como as condições da carcaça e o desgaste do pneu – que, por sua vez, variam de acordo com a atividade em que ele foi utilizado e a manutenção que o pneu teve ao longo da sua vida. Por exemplo, um pneu que rodou com a pressão correta ao longo de toda sua utilização poderá receber mais recapagens do que um pneu que rodou com baixa pressão. A responsabilidade por fazer essa avaliação é do prestador de serviço.
Os pneus utilizados para as aplicações Works Approach podem ser recapado duas vezes com o Michelin, ou até três vezes com Premier/Flex. No caso do transporte de longas distâncias, onde há menos aplicação do freio motor, o pneu é recapado apenas uma vez, mas ganha um bom tempo extra em sua vida útil.
Nossa oferta Premier, que utiliza as bandas Refill, pode ser usada até duas vezes nas carcaças Michelin e, em seguida, também passando por uma avaliação do estado da carcaça, é possível realizar o processo com as bandas Recamic – que também podem ser usadas em quaisquer carcaças de outros fabricantes, enquanto a carcaça estiver em bom estado.
A carcaça do pneu não impacta na recapagem
Falso. A recapagem é feita para frotas de todos os tamanhos, proporcionando vantagens consideráveis para empresas de todos os portes no investimento em pneus. A recapagem ajuda as organizações a cumprirem inclusive suas metas ambientais, reduzindo a quantidade de resíduos gerados e o uso de matérias-primas necessárias para a produção de pneus novos.
A recapagem não é para frotas de camiões pequenas
Falso. A recapagem é adequada para frotas de todos os tamanhos! Também proporciona três vantagens consideráveis para o respetivo orçamento de pneus, nomeadamente o preço, os quilómetros e a utilização flexível. A recapagem é boa para o ambiente porque maximiza a utilização de matérias-primas e reduz a quantidade de resíduos para reciclagem.
A MICHELIN é pioneira na recapagem
Verdade. A Michelin é uma empresa líder e pioneira em recapagem, com mais de 60 anos de experiência, além de uma oferta ampla de pneus novos. Nossos times de recapagem atuam lado a lado com os times de pneus novos desde o início dos projetos, fazendo com que possamos entregar a mesma qualidade em nosso processo de recapagem e bandas que temos em nossos pneus novos. Em média, a economia de matérias-primas proporcionada pelo processo é de 70%, na comparação com a produção de pneus a partir do zero.
Conheça o serviço de recapagem MICHELIN
Confira a nova página com as principais tecnologias e inovações da Michelin para a recapagem de pneus aqui!
Três boas razões para recapar pneus
1 - Menos 70% matérias-primas que um pneu novo
- - Contribuir para um transporte sustentável
- - Reutilizar matérias-primas: carcaça
- - Reduzir quantidade de resíduos para reciclagem
2 - 40% mais econômico do que um pneu novo
- - Economiza no orçamento dos pneus
- - Dá para recapar até 3 vezes
- - Pode rodar até o dobro de quilômetros
3 - Menos 50 Kg de resíduos para reciclagem
- - Possibilita uso mais flexível
- - Pode ser instalado em um eixo diferente
- - Pode ser utilizado para uma finalidade diferente
- - Renovação da banda de rodagem para adequação ao uso do pneu
4 - Rs do Pneu
- - Reduzir, reutilizar, reparar, reciclar
- - Todos os números citados são provenientes do Documento técnico francês da Michelin: “Pour em finir avec les idées reçues sur le recreusage et le rechapage”
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