Como aumentar a eficiência no preparo do solo?

How can you support efficiency when ploughing?

Como aumentar a eficiência no preparo do solo?

A aração está entre as operações mais desgastantes para o seu trator no campo. Em solos fofos ou úmidos, o risco de patinagem aumenta significativamente sem os cuidados adequados. Confira nossas dicas técnicas para maximizar a eficiência do seu trator durante o preparo do solo.

RESUMO:

Evitar o risco de aumento da patinagem

Assim como a escarificação, a aração exige alto torque do trator. Isso ocorre porque o implemento, ao penetrar no solo, gera intensa resistência traseira, demandando máxima transmissão de potência - especialmente em solos úmidos ou fofos.

Nessas condições, se a tração for insuficiente, a patinagem ultrapassa níveis aceitáveis. Nossos testes comprovam que uma patinagem controlada entre 10% e 15% é ideal para equilibrar eficiência e tração. Veja como alcançar esse resultado.

Escolher pneus grandes e largos

Para garantir a eficiência do seu trator durante a aração, recomendamos escolher pneus com o diâmetro máximo aprovado para o seu modelo. Por quê? Porque um diâmetro maior facilita a transmissão de potência, reduzindo o risco de patinagem e garantindo melhor tração no solo. Testes comparativos mostraram diferenças significativas de produtividade - até 15% - entre pneus de diâmetros diferentes.

Além de um diâmetro grande, opte por uma seção larga. Quanto mais largo o pneu, maior seu número de pontos de contato com o solo. Isso se traduz em mais tacos em contato com o solo ou uma maior área de borracha em contato com o solo. Essa maior superfície de apoio melhora a transmissão de potência e, consequentemente, aumenta a eficiência do trator durante a aração.

Uma maior área de contato representa uma melhor transmissão de potência e, por conseguinte, uma melhor eficiência do trator

Increased footprint means better power transmission and therefore greater tractor efficiency

Escolher pneus com a tecnologia adequada

Alguns pneus, como os do padrão VF (Very High Flexion/Altíssima Flexão), são projetados para suportar cargas com pressões mais baixas que os pneus convencionais. Essa característica permite que o pneu flexione e, assim, aumente a área de contato com o solo, resultando em maior eficiência de tração.

Em nossas gamas, os pneus com a tecnologia MICHELIN UltraFlex (VF standard) são uma excelente escolha para obter uma maior área de contato e, consequentemente, a transmissão de potência ideal durante a aração.

Os pneus com a tecnologia MICHELIN UltraFlex são projetados para suportar cargas a pressões mais baixas do que as suportadas por pneus convencionais

MICHELIN EVOBIB: VF tyre

Aplicar a pressão adequada

Para garantir a tração ideal durante a aração, o ajuste da pressão dos pneus é fundamental.

Nossa ferramenta gratuita MICHELIN AGROPRESSURE ajuda você a calcular a pressão ideal para a configuração específica do seu trator e implemento. Lembre-se: é crucial ajustar as pressões considerando carga e velocidade, já que os pneus são projetados para suportar cargas e velocidades específicas em determinadas pressões.

Se, mesmo após esses ajustes, o trator ainda tiver dificuldade em transmitir potência, avalie a relação peso-potência. Um trator leve com implemento pesado pode não conseguir tração suficiente, caso em que o lastreamento pode ser a solução para equilibrar o conjunto e melhorar a eficiência.

A opção de lastragem

Existem várias formas de lastrear um trator.

O método mais comum é a adição de pesos dianteiros para equilibrar o trator em relação ao implemento montado na traseira. Pesos nas rodas são cada vez mais utilizados em tratores de alta potência, porém exigem ajustes de pressão, pois adicionam carga extra aos pneus.

Uma alternativa é o lastro líquido com água, solução mais econômica que consiste em injetar água diretamente nos pneus. Sua vantagem é não requerer alteração na pressão dos pneus, mas é recomendável verificar a pressão regularmente, pois parte do ar permanece no interior.

A lastragem pode ser uma solução para equilibrar o trator e melhorar a sua eficiência

Ballasting tyre with water

Para a lastragem, recomenda-se uma relação de aproximadamente 50 kg por cavalo de potência do trator, mas este valor pode variar dependendo das condições de tração. Mais informações sobre a lastragem aqui.

A opção de geminação

A geminação (acoplamento de dois pneus no mesmo eixo) é outra opção para aumentar a eficiência do trator durante a aração. A principal vantagem dessa técnica é duplicar a área de contato dos pneus com o solo. Com maior superfície de apoio, o trator ganha mais pontos de tração, facilitando a transferência de potência para o solo.

Além disso, a geminação ajuda a reduzir a compactação do solo, distribuindo o peso do trator por uma área maior. 


 

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+