Service partenariat

Edito picture partnership service Freight transport

Service partenariat

6 dicas para o planejamento financeiro de um gestor de frota

Publicado em 20 de maio de 2024 - 4 minutos

Se antes de colocar um caminhão na estrada é necessário planejar a viagem, também existe outro roteiro importante que precisa ser seguido no dia a dia do frete: o planejamento financeiro. Enquanto planejar a viagem evita imprevistos na rodovia, o financeiro ajuda a se desviar dos possíveis “acidentes” no orçamento. E mais: dá tranquilidade para realizar os investimentos necessários na modernização da frota, ganhando condições de operar com as tecnologias mais avançadas, maior segurança, produtividade e um serviço de excelência aos clientes. 

O planejamento financeiro, dessa forma, responde diretamente pela capacidade que uma transportadora tem de se destacar na estrada, entregar mais e melhor. Filho de caminhoneiro e acostumado desde a infância a ouvir as histórias do pai sobre frete, William Rego é CEO e um dos fundadores do Target Bank. O banco digital lançado há 12 anos é focado em oferecer soluções para mais de 100 mil clientes ligados ao setor logístico, como transportadoras, caminhoneiros e postos de combustível. 

Na visão de William, um dos maiores obstáculos da planilha para o gestor de frota é a gestão do seu fluxo de caixa. Enquanto os altos custos não esperam para cair na conta, o pagamento do frete pelos embarcadores costuma variar de 30 a 90 dias após a entrega da carga, exigindo estratégias para os gestores honrar seus compromissos enquanto o dinheiro não entra.  

As oscilações no preço do diesel também podem afetar as margens dos frotistas, assim como são desafios roteirizar as viagens em busca do preço justo para o vale-pedágio obrigatório e entender o custo do frete obedecendo aos critérios da agência reguladora. “No Target Bank, mapeamos todos os entraves financeiros e trâmites administrativos que permeiam as operações logísticas e criamos uma tecnologia totalmente inovadora para solucionar problemas, facilitar a vida dos clientes e fomentar o setor”, explica William.  

 

mcf b2b kv 052022 2

 

Frotas conectadas: veja como as empresas podem acelerar no atingimento de suas metas ESG com o Michelin Connected Fleet

 

 

 

m4mb

Willian Rego, CEO do Target Bank

 

 

Enquanto planejar a viagem evita imprevistos na rodovia, o financeiro ajuda a se desviar dos possíveis ‘acidentes’ no orçamento.

 

Para ajudar o gestor da frota a realizar seu planejamento financeiro, com apoio do Target Bank elaboramos uma lista de sugestões para sua frota render mais no bolso e na estrada. Confira!


1 – Monitore de perto suas movimentações financeiras

 

 

Um dos primeiros itens do check-list para profissionais sujeitos a enfrentar emergências, como pilotos de avião, costuma ser: “Respire. Mantenha a calma e o controle da aeronave”. Por mais que a recomendação pareça óbvia, nem sempre o ser humano se lembra de fazer o básico em momentos de estresse. Isso também vale para quem tem uma rotina dinâmica em que, apesar das inúmeras tarefas, precisa reservar um tempo para o planejamento financeiro. Respire, mantenha a calma e abra a planilha. A digitalização oferece novas possibilidades para registrar e monitorar suas finanças com praticidade, sem perder o controle.   

 

Edito Masternaut video Freight transport

 

2 – Separe a conta pessoal da conta da empresa

 

 

Além de ter mais clareza sobre o que é custo pessoal ou da frota, essa separação contribui na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda. Distinguir uma e outra é fundamental para manter as contas mais organizadas e transparentes. No caso de empresas com dois ou mais sócios, também ajuda a entender como os valores têm sido distribuídos e investidos, sem misturar os perfis de cada sócio. 

 

Você sabia?
Cuidar dos pneus ajuda a economizar no combustível.

 

3 – De olho no futuro, estabeleça metas

 

 

Colocar um caminhão na estrada é se preocupar com o futuro. Afinal, nunca se sabe o que um motorista vai encontrar pelo caminho, mas, acima de tudo, ele precisa estar preparado para enfrentar as adversidades. O mesmo vale para sua vida financeira. Planejar os próximos passos não é privilégio das grandes organizações. Empresas pequenas e médias também devem estabelecer metas, acompanhar processos e monitorar sua evolução, tanto para contornar barreiras quanto para caminhar rumo a novas conquistas. Planejar é prever seu crescimento. Planeje, confira o que tem alcançado e aperfeiçoe o necessário. 

 

4 – Atenção aos prazos de pagamento

 

 

Por incrível que pareça, na correria diária não raro as pessoas perdem a data de pagamentos importantes. Não deixe os boletos acumularem, sob pena de pagar multas e juros, o que aumenta desnecessariamente seus custos. Hoje há diversos recursos tecnológicos para automatizar pagamentos e lembrar os prazos dos compromissos. 

 

5 – Planejar revisões periódicas e rotas também é planejamento financeiro

 

 

As despesas com combustíveis representam em torno de 50% dos custos de uma frota, assim como as despesas com pneus também costumam estar entre as mais altas, correspondendo a cerca de 10% dos gastos. Considere ações como o melhor planejamento de rotas, escolha metodologias precisas para medir o consumo de combustível e use recursos que ajudem a reduzir esse gasto. Fazer revisões preventivas dos veículos e reaproveitar pneus desgastados, como o processo de recapagem realizado por especialistas em pneus, contribuem para aliviar o orçamento. 

 

Aumente a capacidade da sua frota de ir mais longe com os mesmos pneus, ganhando em eficiência e reduzindo custos.
Conheça o serviço de recapagem Michelin.

 

Recapagem MICHELIN

08 conclusao

 

6 – Crédito é melhor com antecedência (e estratégia)

 

 

William lembra que o melhor momento de pedir dinheiro emprestado é antes de precisar do valor. O CEO diz que, embora seja difícil prever a necessidade de um financiamento nos próximos 12 ou 24 meses, uma abordagem proativa do planejamento de negócios facilita. Você espera comprar novos equipamentos? Um caminhão novo para expandir a frota? “O ideal é quando o gestor tem um plano e sua empresa não está em um momento crítico, podendo alcançar seus objetivos com mais facilidade com ajuda de capital externo. Depois de saber a finalidade do financiamento, pode considerar com calma quanto dinheiro precisa e o tipo de empréstimo mais adequado”, destaca. 

 

Planejamento financeiro é crescimento

 

 

O planejamento financeiro para um gestor de frotas significa muito mais do que um simples controle de gastos. Tem a ver com preparar seu negócio para usar os recursos disponíveis de maneira inteligente, fazer mais com menos. Esse processo ganha importância quando, além de reservar um tempo para pensar a empresa, o gestor estuda a viabilidade dos seus novos projetos, corta gastos desnecessários, identifica novos caminhos para crescer e estabelece metas para chegar lá. Você está preparado?

 

Inspecione sua frota para reduzir o custo com pneus e combustível.
Conheça o Frota Certa e tenha assistência dos especialistas Michelin!

 

Saiba mais sobre o Target Bank

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+