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Economia de combustível: cuidar dos pneus para gastar menos

Publicado em 15 de novembro de 2023 - 6 minutos

Além de garantir mais segurança e conforto ao motorista, existem diversos benefícios de realizar a manutenção correta dos pneus. Um deles é que esse cuidado pode ajudar a gastar menos combustível. Se você está pensando no que a gente está pensando, é isso mesmo. Anote aí: o hábito de cuidar dos pneus ajuda a economizar uma grana no fim do mês. Principalmente, se o caminhoneiro roda centenas ou milhares de quilômetros pelo Brasil.

Como uma das líderes no segmento de pneus no mundo, a Michelin está diariamente atenta a transmitir esses cuidados com o produto para que os motoristas possam tirar o melhor proveito dele. Uma das medidas mais importantes para garantir a performance do pneu em altíssimo nível é continuamente comunicar sobre as características e inovações dos pneus à nossa rede de revendas parceiras e clientes, como empresas de transporte e caminhoneiros.

Se você se preocupa com a sua vida e a vida das pessoas que gosta, fique atento e espalhe nossas dicas. Além de mais segurança, é possível cuidar melhor do seu caminhão.

Não há necessidade de “reinventar a roda” para cuidar dos pneus: escute os especialistas da Michelin

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1 – Qual a calibragem do pneu para caminhões?

Uma das principais medidas que o motorista precisa tomar é conhecer a calibragem adequada para os pneus do seu caminhão. A calibragem correta ajuda a evitar imprevistos na viagem, dá mais conforto e segurança ao motorista, além de melhor performance do veículo. E como saber se a calibragem permanece dentro das condições indicadas?

A pressão dos pneus deve ser verificada uma vez por mês, com os pneus frios, já que com o uso eles vão perdendo pressão. Nesse momento vale aproveitar para dar aquela conferida no estado geral deles. O estado dos pneus de veículos comerciais são responsáveis por cerca de 30% do seu consumo de combustível. Isso quer dizer que a cada litro que seu caminhão “bebe”, 300 ml (ou uma garrafa pequena de água) estão relacionados ao giro dos pneus. A pressão abaixo do normal no pneu faz aumentar o consumo.

Segundo nossos estudos aqui na empresa, para cada 21,7 psi abaixo da pressão ideal, o consumo de combustível aumenta em 1%1. Assim como a pressão do coração humano impacta na qualidade de vida das pessoas, a pressão incorreta dos pneus pode reduzir o tempo de vida dele, comprometendo a segurança do motorista. No caso da pressão acima do nível ideal, a mesma coisa. Pneu gosta de rodar coladinho no asfalto, só que o excesso de pressão reduz o contato entre o pneu e a superfície da estrada, tornando o pneu mais vulnerável a acidentes. Portanto, preze pelo equilíbrio.

2 – Alinhamento de direção: o pneu perfeito mora nos detalhes

O alinhamento, ou ajuste da geometria dos eixos, consiste em conferir se as rodas se encontram devidamente alinhadas para evitar que os pneus se desgastem mais do

que deveriam. Pode acreditar: o desalinhamento de apenas 1 milímetro reduz a longevidade dos pneus em torno de 7%. Além disso, aumenta o consumo de combustível porque, enquanto o caminhão segue sua jornada, os pneus são friccionados pesadamente contra a superfície da estrada.

Você mesmo pode verificar a necessidade de alinhamento das rodas. Esfregue levemente a mão em zigue-zague na superfície do piso do pneu. Se sentir alguma resistência em uma direção ou outra, é sinal de que é preciso conferir o alinhamento. Não há regra definida sobre de quanto em quanto tempo esse ponto deve ser verificado. Portanto, sempre que fizer manutenção do veículo ou com alguma periodicidade vale uma avaliação.

3 – Balanceamento de rodas: condução confortável e segura

Equilibrar as rodas ajuda na comodidade e na segurança do motorista, porque reduz as vibrações do veículo. Com pneus equilibrados corretamente, existe uma performance superior na quilometragem que o caminhão é capaz de percorrer. Além disso, esse tipo de cuidado aumenta a proteção de outras peças contra o desgaste prematuro. Na Michelin, recomendamos um equilíbrio dinâmico, com recurso de pesos aplicados à roda.

4 – Recapagem: pneus de excelência, com custos menores

O procedimento de recapagem ajuda a renovar o piso do pneu, que é a parte que toca a superfície da estrada. A técnica vulcaniza borracha nova à carcaça para que o produto recapado apresente desempenho idêntico ao novo, eliminando os efeitos do desgaste e trazendo resistência. O serviço de recapagem é considerado uma segunda vida para o pneu.

Para completar, uma ótima notícia para o seu bolso. Os pneus recapados custam entre 50% e 60% menos que os novos, com uma durabilidade idêntica à de um pneu novinho em folha, desde que o serviço tenha sido realizado, naturalmente, com qualidade reconhecida. Os serviços de recapagem Michelin, por exemplo, proporcionam o mesmo desempenho dos pneus novos.

1 Estudo interno realizado pela Michelin e válido para uma pressão de 9 bar.
2 Estudo interno realizado pela Michelin válido para um conjunto completo (camião e reboque).
*Todos os números e valores referidos por Edouard Fadel a 19 de abril de 2021 têm por base estudos internos da Michelin.

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