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Mature male driver leaning on truck
Em um mercado de trabalho competitivo, recrutar os melhores motoristas, preservar a motivação desses colaboradores e manter os talentos na empresa não são tarefas fáceis. A questão que fica é: como fazer com que eles se candidatem às vagas, topem permanecer como parte do time e procurem sempre desenvolver um excelente trabalho?
De acordo com levantamento do Instituto Paulista de Transporte de Carga (IPTC), publicado este ano, há cada vez menos pessoas dispostas a conquistar a tão sonhada licença para dirigir na categoria C – exatamente a categoria dos caminhões. Desde 2015, o número de brasileiros que optaram por tirar essa habilitação vem diminuindo quase 6% ao ano.
No longo prazo, menos caminhoneiros disponíveis pode significar mais dificuldade para o dono da frota de encontrar o profissional que precisa para se dedicar ao leva e traz de mercadorias. Nesse cenário, confira 7 dicas para construir uma empresa que desperte o interesse dos melhores motoristas, ganhando condições de oferecer um serviço de alto nível e garantir a satisfação dos clientes:
1 – Os profissionais precisam ter uma boa imagem da sua empresa
A imagem da sua empresa já começa a ser construída antes da hora em que você entrevista um candidato a trabalhar nela. Antes da entrevista, há uma grande chance de ele ter conversado com amigos para conhecer a fama da empresa no mercado e feito uma pesquisa na internet para mais informações. Se a imagem não for tão positiva, os motoristas vão manter distância.
2 – Seja transparente desde o início
A entrevista é uma etapa decisiva para você entender se o candidato combina com a empresa. Também serve para o profissional descobrir se a organização é de fato o lugar onde ele deseja trabalhar. Então, da mesma forma que se espera sinceridade do candidato, é importante que o contratante seja transparente sobre o trabalho e a vida na empresa. De acordo com o Ministério do Trabalho dos EUA, uma contratação errada pode custar às companhias pelo menos 30% das receitas que uma pessoa gera em seu primeiro ano no emprego.
3 – Você é um bom empregador?
Seja respeitoso e receptivo. Ofereça condições adequadas de trabalho, procure garantir oportunidades tanto de desenvolvimento profissional quanto pessoal à equipe. Segundo uma pesquisa da consultoria americana McKinsey, se um colaborador considerar que seu propósito e seus objetivos de vida estão alinhados com os da empresa, aumentam o envolvimento com as tarefas e a disposição de ficar mais tempo no trabalho, até mesmo indicando o serviço aos amigos.
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4 – Pense no que faz a sua empresa diferente
Essa é uma reflexão sempre recomendada ao dono de um negócio. O que nem sempre todos fazem é pensar na sua empresa como um lugar único e atraente para um profissional se desenvolver. Reconheça seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, o que na sigla em inglês é chamado de “Análise de SWOT”. Exemplos de pontos fortes ou fracos podem ser a remuneração, os benefícios, o conforto dos caminhões. A oportunidade pode ser a chance de trazer uma nova tecnologia e a ameaça, a inovação que um concorrente representa. Todos esses quesitos podem contar para o motorista decidir ficar ou ir embora.
5 – Dialogue com seus colaboradores: fale e, principalmente, escute com atenção
Por mais que os caminhoneiros vivam entre diferentes destinos, haverá sempre um momento de pausa. Almocem juntos, tomem um café. Dedique um tempo a conversar com eles, entender o que move seus objetivos, o que desejam alcançar. Escute suas dores, celebre suas alegrias, elogie suas conquistas. Entenda suas preocupações e dúvidas. Identifique se eles veem a empresa da mesma forma que você vê. Duas palavras são fundamentais: “empatia” e “parceria” para uma relação em que todos ganham.
6 – Cuide do bem-estar físico e mental das pessoas
Existem diversas recomendações de atividades físicas para pessoas que trabalham muitas horas ao volante. Incentive hábitos saudáveis, dissemine informações sobre boas práticas de alimentação e de exercícios físicos. Mesmo pessoas com pouco tempo na agenda podem desenvolver rotinas simples que ajudam a ativar o corpo e a mente, sentindo-se melhor ao longo do dia.
7 – Evolução profissional: todos querem evoluir
Em qualquer profissão, as pessoas não querem ter a percepção de que pararam no tempo. O estudo “Employee Development Statistics”, da Clear Company, indicou que 94% dos colaboradores ficariam por mais tempo em uma empresa que investe no seu desenvolvimento profissional. Ter uma perspectiva de carreira é tão importante quanto conciliar a vida profissional com o lado pessoal. Ao mesmo tempo em que as pessoas conquistam novos espaços no trabalho, elas querem ter mais tempo de se dedicar à família e aos amigos, obtendo mais satisfação em todos os sentidos. Empresas que conseguem proporcionar isso aos seus colaboradores largam na frente.
Em resumo, para atrair talentos, é necessário entender que…
Em um mercado competitivo, ter uma estratégia para atrair e manter os melhores caminhoneiros é fundamental. A base dessa estratégia inclui trabalhar por uma imagem positiva da organização, promover transparência no relacionamento com os profissionais desde o início e criar condições para investir no bem-estar físico e mental deles. A responsabilidade por construir um ambiente propício para o desenvolvimento dos colaboradores também passa pelos gestores e pela cultura da empresa.
Dialogar com a equipe e oferecer oportunidades de evolução são ações que não apenas fortalecem a relação com os motoristas, mas também garantem um serviço de alto nível para os clientes.
E então? Você está preparado para contratar e reter os melhores talentos na sua empresa?
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