mag3 tnt header copy

Os benefícios de manter caminhoneiros mais felizes e satisfeitos

Publicado em 2 de janeiro de 2024 - 6 minutos

Profissionais felizes entregam resultados melhores para as empresas onde trabalham. Nas estradas, acontece o mesmo. Os caminhoneiros mais satisfeitos com a profissão têm condições de realizar um serviço melhor.

Um estudo da consultoria americana Gallup aponta que, em empresas com funcionários felizes, há 50% menos acidentes de trabalho. Outra pesquisa de uma instituição ligada à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que trabalhadores mais satisfeitos são mais produtivos, eficientes e costumam sugerir um número maior de ideias novas.

Criar estratégias de gestão de pessoas para manter caminhoneiros satisfeitos é um diferencial competitivo, tanto para as empresas quanto para o mercado logístico no Brasil. Isso porque, de acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), mais da metade do que é produzido no país chega ao seu destino via estrada. Caminhoneiros felizes, portanto, contribuem para uma logística em altíssima performance.

Mas e a sua transportadora? O que ela pode fazer para manter colaboradores engajados, dispostos a crescer na carreira e a trazer um melhor retorno? Confira algumas dicas para garantir a satisfação deles e impulsionar a logística:

1 – Crie um ambiente onde o colaborador se sinta respeitado

O colaborador que tem seu pagamento realizado em dia, segue regras adequadas de horários e descansos, tem suas opiniões escutadas pelas lideranças, enxerga oportunidades de crescimento, é reconhecido pelo trabalho que faz e percebe que é bem-vindo na empresa tende a se sentir mais motivado e a dar o melhor de si.

 

2 – Dos pneus até a boleia: mais segurança no caminho

 

Um dos pontos mais importantes para manter a satisfação do motorista é a sua segurança. Hoje há diversas ferramentas para manter a excelência nesse quesito, desde sensores e rastreadores que acompanham a jornada completa do caminhoneiro até a as revisões preventivas do veículo. A segurança garante a tranquilidade necessária para realizar um bom trabalho e transmite ao profissional a sensação de que a empresa se preocupa com ele.

3 – Atenção com o motorista dentro e fora da estrada

O caminhoneiro passa boa parte dos seus dias entre diferentes regiões do país e nem sempre tem acesso a informações sobre os cuidados com a saúde. Realizar campanhas em pátios e lojas na beira da estrada ajuda a conscientizar os motoristas sobre a importância desse cuidado. Outra possibilidade é realizar parcerias com empresas que dão suporte à saúde em diferentes pontos das rodovias, como postos de combustíveis, com serviços básicos grátis para aferir pressão, orientação nutricional e até mesmo barbearia.

Na área de educação, também é possível desenvolver programas ao lado de entidades especializadas em cursos técnicos. Há ainda a chance de orientar o motorista na procura por cursos à distância, ideais para quem vive entre cidades diferentes. O conhecimento contribui para crescer na carreira, completar Ensino Médio e Ensino Superior ou até gerar uma renda extra.

4 – Tecnologia no trabalho

A grande maioria dos caminhoneiros utiliza telefone celular. E é através do telefone que eles têm acesso a plataformas digitais que ajudam a organizar melhor sua agenda de entregas. Com uma agenda mais bem organizada, o motorista encontra cargas mais facilmente, ganha tempo, otimiza rotas, passa menos horas no trânsito e ainda pode aumentar as margens de ganho por frete realizado. Utilize a tecnologia a seu favor.

5 – Mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Uma das maiores exigências das pessoas hoje em diferentes áreas é poder equilibrar sua vida pessoal e profissional. Nas estradas, é preciso estar atento à oportunidade de criar momentos para que o motorista descanse, entre em contato com seus familiares e se dedique a atividades que vão além da direção, em jornadas de frete que podem durar algumas semanas. Na Europa, a falta de caminhoneiros cresceu 44% em 2022, somada ao aumento da idade média dos profissionais. Os dados servem de alerta ao Brasil, onde é necessário manter os motoristas satisfeitos para a profissão continuar atraente.

6 – Meio ambiente: pessoas e planeta mais saudáveis

A sua satisfação do caminhoneiro com o trabalho também tem a ver com as condições do ambiente onde vive. Transmitir informações sobre pequenas e grandes atitudes que ele pode tomar para impactar positivamente a natureza é importante. Temas como o descarte correto do lixo, reciclagem, energias alternativas e manutenção adequada do veículo para economizar combustível podem entrar na pauta.

Conheça mais da mobilidade sustentável MICHELIN

Maintenance et gestion de vos semi-remorques avec Effitrailer

Edito picture hero effitrailer Freight transport

Maintenance et gestion de vos semi-remorques avec Effitrailer

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+