post hero banner eco driving

Direção ecológica ou direção econômica? As duas.

Publicado em 27 de março de 2024 - 6 minutos

O Brasil possui a quarta maior frota de veículos leves que usam o gás natural (GNV) como combustível, de acordo com o IBGE, atrás de China, EUA e Índia. No caso dos veículos pesados, que incluem caminhões e ônibus, a troca do tradicional diesel pelo GNV pode diminuir em até 20% a emissão de gases que poluem o ar que respiramos e fazem mal à saúde. Esse é apenas um exemplo de como a inovação pode solucionar problemas. A sustentabilidade no trânsito, no entanto, vai além da tecnologia. 

Se você já ouviu falar em “direção defensiva” – o conjunto de boas práticas que promove a segurança ao volante – agora também é possível realizar a direção ecológica. Uma série de comportamentos que ajudam a preservar a natureza; fazem bem para o bolso, reduzindo gastos; e, principalmente, contribuem para a qualidade de vida de quem coloca o caminhão nas estradas. 

 

Direção ecológica reduz o consumo de combustível em até 25%

Seguir os hábitos de uma direção mais ecológica contribui para diminuir as despesas no fim do mês. Em um cenário em que o custo do combustível é uma das principais barreiras nas estradas, a conta pode ficar 25% mais barata*. A direção ecológica também é mais segura. Com manobras mais suaves, manutenção e monitoramento constante dos caminhões, o risco de acidentes diminui pelo menos 15%.

A ordem é “se antecipar aos riscos”

A direção defensiva faz parte da direção ecológica. É assim que, com a conscientização dos motoristas, as acelerações desnecessárias e as frenagens bruscas tendem a desaparecer. Com o olhar atento, seja diante de uma curva acentuada, um semáforo, uma subida ou descida, as reações de última hora ficam para trás. A antecipação aos riscos precisa começar, inclusive, antes de pegar a estrada. Na manutenção do veículo, é essencial verificar os freios e a pressão correta dos pneus, que devem ser ajustados de acordo com a carga do caminhão. A falta desses ajustes pode levar a imprevistos e custos desnecessários.  

Pneu é parte fundamental da direção ecológica

Um dos pontos de partida da direção ecológica está nos pneus. Além de contribuir para uma direção de alto desempenho, há tecnologias que reduzem a resistência ao rolamento e contribuem tanto para a economia de combustível quanto para a redução nas emissões de gás carbônico. Com o avanço da tecnologia, existem produtos que possuem uma vida útil mais longa, com um desenho inovador mais resistente a danos. Em uma frota, com as revisões frequentes, os benefícios são percebidos ainda mais facilmente. 

Embora o custo de um pneu de última geração possa ser inicialmente mais alto, o valor é compensado ao longo do tempo, com menos substituições e menor gasto de combustível. Sem contar o aumento da segurança das cargas, do veículo e, principalmente, das pessoas. 

 

Encontre o pneu ideal MICHELIN para uma direção ecológica

 

A direção ecológica também é digital

O mundo digital oferece atualmente uma série de possibilidades que contribuem para a segurança do motorista e uma direção mais sustentável. Com sistemas avançados, é possível conhecer em tempo real não apenas a localização do caminhão, mas sua velocidade, o comportamento do motorista ao volante, a frequência de acelerações e frenagens bruscas, bem como a própria pressão dos pneus. 


Já conhece os serviços que usam a alta tecnologia para impulsionar a gestão da sua frota?

Além de uma ferramenta útil para gestores de frota, a tecnologia auxilia na capacitação dos motoristas e nas melhorias que eles mesmos podem trazer à sua forma de dirigir, a partir do que os indicadores informam. O sistema de rastreamento permite comparar pontuações de segurança entre os profissionais e incentiva a melhorar sua classificação. No caso de um acidente, é possível avaliar melhor o que aconteceu, com o suporte de imagens de vídeo. 

Na direção ecológica, o “caminhão conectado” aumenta a segurança, reduz o desgaste das peças e contribui para a manutenção e as condições gerais de condução do veículo.  

MICHELIN Connected Fleet : solution for truck and trailer fleet management

MICHELIN Connected Fleet

 

Mais bem-estar para os motoristas

 

Outro benefício do cuidado com os caminhões é o fator humano: a redução do estresse dos motoristas, que se sentem mais confiantes e tranquilos com as boas práticas da direção ecológica. Empresas atentas a essas condutas tendem a ser reconhecidas por seus profissionais, construir um relacionamento melhor com eles e atrair talentos. 

Direção ecológica + direção econômica + tecnologia

Uma direção ecológica não apenas beneficia o meio ambiente, mas traz ganhos financeiros e melhora a qualidade de vida dos motoristas. Ao reduzir custos e diminuir o risco de acidentes, ainda garante maior produtividade e competitividade para as frotas. No fim das contas, a união de ecologia, economia e tecnologia é um dos caminhos para uma empresa alcançar a liderança de mercado. 

Descubra novos artigos MICHELIN para meu negócio

Maintenance et gestion de vos semi-remorques avec Effitrailer

Edito picture hero effitrailer Freight transport

Maintenance et gestion de vos semi-remorques avec Effitrailer

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+