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As plataformas digitais de frete – que ajudam os caminhoneiros a encontrarem cargas via aplicativo de telefone celular – tornaram-se um divisor de águas no setor logístico. No modelo antigo, ainda bastante presente nas rodovias, uma estimativa do mercado indica que um caminhoneiro chega a rodar 150 quilômetros vazio a cada entrega que faz até encontrar uma nova carga.
A partir do uso das plataformas digitais, o motorista não precisa sair do lugar, nem gastar um pingo de diesel. A busca no aplicativo é automática, com a vantagem de agilizar a contratação e ajudar o caminhoneiro a planejar as entregas com antecedência. É assim que as plataformas tornam a estrada mais amigável. Com o frete mais bem organizado, é possível otimizar rotas, economizar no combustível, ganhar tempo, melhorar os níveis de serviço e até aumentar as margens dos ganhos de quem trabalha com logística.
Thomas Gautier é CEO e fundador de uma dessas plataformas, o Freto. Ele conversou com o time do nosso blog e conta sobre a maneira com que a tecnologia tem contribuído para “transformar a vida de quem usa a estrada para fazer negócios e aproveitar oportunidades” – com uma visão, acima de tudo, humanizada. Em quase cinco anos, o Freto já movimentou mais de R$ 13 bilhões em fretes e reuniu um número superior a 180 mil caminhoneiros cadastrados.
No modelo antigo, um caminhoneiro chega a rodar 150 quilômetros vazio a cada entrega que faz até encontrar uma nova carga. Com a inovação das plataformas digitais, a busca é no aplicativo
Michelin: Como maximizar as vantagens de toda essa tecnologia que chegou e continua chegando às rodovias?
Thomas Gautier: Quem põe um caminhão na estrada nunca está sozinho. A tecnologia, portanto, só faz sentido se for feita de pessoas para pessoas. No Freto, nosso propósito é “simplificar a logística rodoviária, movendo caminhoneiros”. Isso quer dizer que simplificamos o frete além do leva e traz das cargas. Ajudamos a mover a vida do caminhoneiro na direção de mais bem-estar, saúde, tempo com a família, aumento de suas margens financeiras, realização dos seus sonhos, desenvolvimento pessoal e de carreira.
É o que chamamos aqui no Freto de Humanologística. Maximizar as vantagens da tecnologia é humanizar a inovação. Um movimento que beneficia a cadeia logística de ponta a ponta e a sociedade.
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Michelin: Como o apoio ao caminhoneiro é ampliado para beneficiar toda a sociedade?
Thomas Gautier: Se a gente fala muito de cuidar dos talentos, incentivar seu desenvolvimento e reter os melhores profissionais nas empresas, por que na estrada seria diferente? Enxergo a Estrada assim mesmo, com “E” maiúsculo, como um setor forte da economia, que gera emprego, ideias, oportunidades. Em torno dela, crescem cidades, comércios, serviços. A indústria se desenvolve.
Estrada e sociedade estão altamente conectadas. Cada vez que um caminhoneiro e uma empresa usam o Freto, contribuímos para melhorar a estratégia logística, reduzir emissões de gases do efeito estufa, organizar melhor o tráfego nas rodovias, aumentar a segurança e diminuir o desgaste físico e emocional dos motoristas. Ao valorizar as pessoas, a eficiência do seu trabalho e a sustentabilidade, estimulamos a qualidade do serviço e beneficiamos a sociedade.
Enxergo a Estrada assim mesmo, com “E” maiúsculo, como um setor forte da economia, que gera emprego, ideias, oportunidades
Michelin: Pode explicar como o Freto funciona para caminhoneiros?
Thomas Gautier: O Freto é uma plataforma inteligente, preparada para analisar os dados que recebe 24 horas por dia e aprender sozinha. Com o que aprende, passa a conhecer melhor os usuários e apresentar a eles as ofertas de carga que melhor atendem ao seu perfil. Tudo muito personalizado, conforme o hábito de cada caminhoneiro, com serviços de valor agregado que garantem maior segurança, bem-estar e facilidades ao longo de todo o trajeto.
Além disso, sua jornada é 100% digital. Isso significa que o motorista não precisa sequer marcar uma hora para deixar seus documentos nas empresas onde deseja prestar serviço. Em vez de perder um ou dois dias com isso, com nosso cadastro homologado preenche menos formulários, envia tudo digitalmente e, depois de aprovado, está pronto para negociar os melhores fretes. É muito ágil, eficiente e seguro. Ao lado do caminhoneiro, estamos construindo uma estrada nova, com muito mais oportunidades.
Quem põe um caminhão na estrada nunca está sozinho. A tecnologia, portanto, só faz sentido se for feita de pessoas para pessoas
Michelin: Freto e Michelin Connected Fleet uniram forças em uma parceria. Como os serviços de ambos contribuem para o dia a dia do caminhoneiro?
Thomas Gautier: Essa é uma parceria essencial para o caminhoneiro ou para um gestor de frotas, porque combina a excelência no nível de serviço do frete com o monitoramento do caminhão ao longo de sua jornada. Isso garante mais segurança para a carga e para o motorista, mais praticidade, ganho de tempo, respeito aos prazos de entrega e assertividade na chegada ao destino correto.
A análise de dados do serviço permite realizar manutenção preventiva, ajudando a reduzir o número de acidentes; contribui para diminuir o consumo de combustível, o tempo parado na oficina e os custos de reparo; acompanhar indicadores como temperatura e pressão dos pneus; entre outros. É uma maneira de usar a tecnologia para estar ao lado do motorista e atendê-lo no que for necessário.
Conheça as vantagens que toda frota ganha com o
Michelin Connected Fleet nas estradas
Michelin: Antes de encerrar, precisamos falar dos próximos passos de uma atividade que muda muito rapidamente. Como você avalia as oportunidades que existem hoje de transformar a estrada e o que podemos esperar para o futuro do setor?
Thomas Gautier: Quando olhamos para a logística encontramos inúmeras oportunidades. Ainda existem muitos processos realizados de maneira manual e analógica no Brasil que levam as empresas a perderem competitividade. O lado positivo é que há um número maior delas dispostas a mudar processos e isso é excelente para o presente e para o futuro dos caminhoneiros.
Ao longo dessa transformação, precisaremos sentir o quanto, além de digitais, estamos sendo humanos. Será que a logística tem ajudado a melhorar o serviço? Será que o motorista tem rodado com o caminhão sempre cheio e mais satisfeito? Estamos sendo competitivos? O benefício precisa ser prático. A questão passa por entender os frutos que a tecnologia está gerando, se eles estão agregando valor para as empresas e para as pessoas. Se estiverem, ótimo. Se não, algo precisa ser corrigido. Isso resume a nossa conversa e aponta para o que precisaremos lidar nos próximos anos.
Mais sobre o Freto:
Com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo caminhoneiros, o Freto é uma transportadora digital onde os melhores caminhoneiros e as melhores cargas se encontram. Uma organização que nasceu “100% digital com tecnologia e 100% raiz”, a partir do know-how sólido de um time que possui anos de experiência nas rodovias brasileiras, focado em combater as ineficiências do modelo tradicional.
A empresa vem mudando a forma de usar a Estrada para fazer negócios, criando uma relação ganha-ganha entre embarcadores e motoristas.
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