recapagem e recauchutagem

recapagem e recauchutagem

Qual a diferença entre recapagem e recauchutagem de pneus?

Publicado em 24 de dezembro de 2024 - 3 minutos

A recapagem e a recauchutagem possuem mais semelhanças do que diferenças. Vamos começar, então, exatamente pelo que elas têm em comum. Recapagem e recauchutagem são trabalhos de recuperação da borracha e reúso da carcaça dos pneus, aumentando a vida útil do produto e permitindo rodar ainda mais quilômetros. 

Uma das principais vantagens desses processos é que, se realizados por especialistas e dentro das condições recomendadas, os pneus usados podem ser reaproveitados, mantendo a mesma segurança dos motoristas e das cargas que um pneu novo proporciona. 

Recapagem e recauchutagem: o pneu 40% mais barato

 

Por enquanto só viu vantagens, certo? Então, vamos continuar, pois vai ficar ainda melhor: com a recapagem ou a recauchutagem dos pneus um gestor de frota consegue adiar a troca dos pneus, reduzindo custos. Em vez de trocar, ele reaproveita. Caso a substituição seja realmente necessária, dá para adquirir pneus recapados ou recauchutados no mercado, o que também é mais econômico. 

Para se ter uma ideia, um pneu recapado é até 40% mais barato do que um pneu novo equivalente. Sem contar que a recapagem duplica a vida útil de um pneu a um custo menor. 

A natureza também agradece. É que, somado a esses benefícios, o pneu recapado usa muito menos recursos naturais para ficar pronto, economizando cerca de 70% das matérias-primas necessárias para produzir um pneu novo. Isso quer dizer que, além de melhor para o bolso, a recapagem e a recauchutagem de pneus ajudam o meio ambiente.

Como frotas conectadas têm acelerado resultados na logística

Com a recapagem, um gestor de frota adia a troca dos pneus, reduzindo custos

Recapagem e recauchutagem de pneus é para todos?

 

Agora...todo pneu pode ser recapado ou recauchutado? Não, nem todo. Em primeiro lugar, os pneus precisam ser fabricados prevendo a realização desses processos. Portanto, se você quer obter todas as vantagens de prolongar a vida útil dos pneus, é bom que pergunte sobre essa possibilidade ao vendedor na hora de adquirir os produtos. 

Em segundo lugar, antes de dar início à recapagem ou recauchutagem, os pneus precisam passar pela avaliação de especialistas para avaliar se os produtos de fato estão em condições ideais de serem recuperados, ou se o mais recomendado é realizar o descarte. 

Para priorizar o alto nível de serviço e a sua segurança, o indicado é que o processo seja feito sempre com fornecedores de confiança e marcas reconhecidas. O potencial Michelin para recapagem está em constante evolução, com 8 a cada 10 carcaças da marca sendo atualmente recapadas. 

Saiba o que é mito e o que é verdade na recapagem de pneus
 

A diferença entre recapagem e recauchutagem de pneus

 

O especialista em pneus da Michelin Luciano Fraga explica que, entre os dois processos, a recauchutagem é menos frequente no mercado. “A recauchutagem é utilizada apenas quando o pneu apresenta muita deformação, desgaste e está realmente muito próximo de atingir o final de sua vida útil. Indicada, em geral, nos casos em que o pneu se encontra tão avariado que não sugerimos nem mesmo a recapagem. Ainda assim, é um serviço mais raro no Brasil, que nem todas as empresas oferecem”.

A recapagem também se constitui em um processo de reaproveitamento da carcaça, renovando a borracha do pneu para que possa rodar com segurança e garantir uma quilometragem extra na estrada.

 

Em relação às etapas para a recuperação do pneu, as duas preveem:

1 - O preparo da carcaça, quando há a limpeza do pneu e a inspeção em busca de danos.

2 - A raspagem para remover a camada antiga de borracha.

3 - A aplicação de insumos para a carcaça receber uma nova banda de rodagem.

No caso da recapagem:

4 - A carcaça ganha uma nova banda de rodagem já pré-moldada, com o desenho das ranhuras definido. E aí o pneu passa pela vulcanização para a banda aderir à carcaça.

5 - Aplica-se uma camada de borracha crua. O pneu, então, é colocado em um molde para passar pelo processo de vulcanização, de modo que o desenho de suas ranhuras é moldado na borracha crua.

 

A recapagem ajuda a frota a atingir metas de desempenho ambiental e financeiro

Confira os pneus que você precisa para rodar mais e gastar menos

Acompanhe o estado de seus pneus com um especialista

 

A escolha entre recuperar um pneu através do processo de recapagem ou recauchutagem é menos uma escolha do cliente e mais uma recomendação do especialista em pneus. Por isso, por mais que você esteja acostumado com a cultura da estrada e da direção, o mais indicado é que acompanhe o estado de conservação dos pneus com um especialista no assunto, para saber a hora certa de preparar o produto para a reutilização. 

Recapagem e recauchutagem garantem importantes benefícios financeiros e ambientais para o gestor de uma frota, expandindo a vida útil dos pneus e reduzindo o uso de recursos naturais, o que é ideal para um gestor que busca atingir metas ESG. A eficiência e a segurança desses processos se relacionam diretamente com a qualidade do serviço e dos insumos utilizados pelo prestador, reforçando a necessidade de contar com fornecedores experientes e qualificados.  

Vá mais longe com os mesmos pneus, ajudando o meio ambiente, ganhando eficiência e reduzindo custos. Conheça o serviço de recapagem Michelin.

Um guia completo de pressão e calibragem para prolongar a vida útil dos seus pneus

imagem recapagem e recauchutagem

recapagem e recauchutagem 1

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+